Programa Leitorado

O Programa Leitorado financia professores interessados em divulgar a cultura brasileira em instituições universitárias estrangeiras. As vagas para leitor, função regulamentada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) desde 1999, é uma parceria da Capes com o MRE.

Tipo de programa
Bolsa individual

Objetivo
Seleção de Leitores brasileiros para atuar em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (IES) e promover a língua portuguesa, em sua vertente brasileira, além da cultura, literatura e estudos brasileiros nessas instituições.

Modalidade de bolsa e benefícios
Modalidade:

Leitor – modalidade de bolsa específica do MRE, seu financiador, definida pela Portaria Interministerial nº 01, de 20 de março de 2006.
Benefícios custeados pelo MRE:

Mensalidade
Auxílio deslocamento
Obs: os benefícios custeados pelas Instituições de Ensino Superior estrangeiras diferem conforme a instituição. A descrição dos benefícios está listada em Anexo do edital.

Duração: 2 anos, prorrogável uma única vez por igual período.

Inscrição
As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, até às 23h59 da data limite, horário oficial de Brasília, mediante preenchimento do formulário de inscrição online.
A seleção consistirá de quatro fases: verificação do cumprimento de interstício em relação ao exercício de anterior função de Leitor brasileiro, verificação da consistência documental, análise do mérito científico da candidatura, considerando o perfil acadêmico-profissional requerido pela universidade estrangeira (conforme Anexo I do edital) e seleção final.
Dentre outras exigências, o candidato deve possuir formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira, ou outras áreas, conforme indicado pela instituição estrangeira.

Contato
programa.leitorado@capes.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *