Revista Contexto – Chamada de trabalho

28 de janeiro de 2019 / Comments (0)

Chamadas Destaques Menores

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO
Número 37 – 2020/1 – Número 38 – 2020/2

A Revista Contexto, publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras, com área de concentração
em Estudos Literários, da Universidade Federal do Espírito Santo, classificada como B-1 no Qualis
Periódicos da Capes, está recebendo textos para os números 37 e 38 referentes, respectivamente, aos
períodos de janeiro a junho de 2020 e julho a dezembro de 2020.
A seção Dossiê do número 37 (2020/1) receberá artigos sobre LITERATURA AFROBRASILEIRA E
INDÍGENA. A seção Dossiê do número 38 (2020/2) receberá artigos sobre LITERATURA E HUMOR. Além
dos dossiês, a seção Clipe receberá artigos, na área de Estudos Literários, de temática variada.
Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo Word exclusivamente para o e-mail
revistacontexto.ppgl@gmail.com até o dia 31 de julho de 2019.
Serão aceitos trabalhos redigidos em espanhol, francês, inglês, italiano ou português; a(o)s autora(e)s
poderão submeter um (1) artigo a cada dois anos. Só serão acatados artigos inéditos, com autoria
e/ou coautoria de professora(e)s e pesquisadora(e)s doutora(e)s (ou seja, graduanda[o]s,
graduada[o]s, especialistas, mestranda[o]s, mestra[e]s ou doutoranda[o]s podem submeter seu
trabalho, desde que haja ao menos um[a] coautor[a] doutor[a]), que sejam aprovados pela(o)s
pareceristas e que estejam de acordo com as Normas Editoriais, em anexo.
CRONOGRAMA PREVISTO DE PUBLICAÇÃO

Prazo para submissão de trabalhos para o n. 37 De 3 de janeiro de 2019 a 31 de julho de 2019
Envio dos artigos do n. 37 aos pareceristas 10 de agosto
Emissão de parecer De 10 de agosto a 30 de setembro
Envio dos pareceres aos articulistas 5 de outubro
Revisão dos artigos pelos articulistas De 5 de outubro a 6 de novembro
Publicação do número 37 Janeiro de 2020
Prazo para submissão de trabalhos para o n. 38 De 3 de janeiro de 2019 a 31 de julho de 2019
Envio dos artigos do n. 38 aos pareceristas 1o de outubro
Emissão de parecer De 1o outubro a 20 de novembro
Envio dos pareceres aos articulistas 24 de novembro
Revisão dos artigos pelos articulistas De 24 de novembro a 23 de dezembro
Publicação do número 38 Julho de 2020
Editora(e)s do número 37:
Jurema de Oliveira (Universidade Federal do Espírito Santo)
Amarino Oliveira de Queiroz (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Editora(e)s do número 38:
Leni Ribeiro Leite (Universidade Federal do Espírito Santo)
Paulo Roberto Sodré (Universidade Federal do Espírito Santo)
Wilberth Salgueiro (Universidade Federal do Espírito Santo)
Editor-gerente do Periódico:
Paulo Roberto Sodré (Universidade Federal do Espírito Santo)

Normas Editoriais

1. Serão aceitos trabalhos redigidos em espanhol, francês, inglês, italiano ou
português; a(o)s autora(e)s poderão submeter um (1) artigo a cada dois anos. Só serão
acatados artigos inéditos, com autoria e/ou coautoria de professora(e)s e
pesquisadora(e)s doutora(e)s (ou seja, graduanda[o]s, graduada[o]s, especialistas,
mestranda[o]s, mestra[e]s ou doutoranda[o]s podem submeter seu trabalho, desde
que haja ao menos um[a] coautor[a] doutor[a]), que sejam aprovados pela(o)s
pareceristas e que estejam de acordo com as Normas Editoriais.
2. Os pareceres serão produzidos a partir dos seguintes critérios de avaliação:
1 Indicação clara do objetivo do trabalho;
2 Fundamentação teórica clara, consistente e pertinente;
3 Desenvolvimento do trabalho de acordo com a teoria proposta;
4 Argumentação convincente;
5 Conhecimento de bibliografia atualizada;
6 Discussão pessoal do tema proposto;
7 Revisão e normalização adequadas.
3. Os textos devem ter de 12 a 24 laudas, incluindo os anexos, redigidos em
português, inglês, francês, espanhol ou italiano. A sequência do texto deve
apresentar: título do artigo na língua do trabalho e em inglês (no caso de artigos em
língua estrangeira, título em português), em maiúsculas e centralizado; nome(s)
do(s) autor(es), titulação acadêmica e instituição em que atua profissionalmente ou
desenvolve a pós-graduação; resumo na língua do artigo e em inglês (no caso de
artigos em língua estrangeira, resumo em português), palavras-chave na língua do
artigo e em inglês (no caso de artigos em língua estrangeira, palavras-chave em
português), texto, referências e anexos.
4. A digitação do texto deve ser feita em Word for Windows (edição 6.0 ou superior),
fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, parágrafos em modo
justificado sem recuo. Entre partes do texto e entre texto e exemplos, citações,
tabelas, ilustrações etc., utilizar 1 espaço 1,5. Formato de papel A4, com margem
normal. Deve-se evitar formatação automática de espaçamentos no texto.
5. Os resumos devem ser antecedidos pela expressão RESUMO (ABSTRACT) em
maiúsculas, seguida de dois pontos. O texto dos resumos, em fonte Times New
Roman, corpo 10, segue na mesma linha e deve ficar entre 100 e 150 palavras, em
que constem tema, corpus, objetivos, metodologia do trabalho e resultados da
discussão.
6. As palavras-chave devem ser antecedidas pela expressão PALAVRAS-CHAVE
(KEYWORDS) em maiúsculas, seguida de dois pontos. Utilizar entre três e cinco

palavras-chave que especifiquem o conteúdo do trabalho, em fonte Times New
Roman, corpo 10, com inicial em maiúscula, separadas por ponto.
7. Os títulos de seções devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho
12, em negrito e duas linhas após o último parágrafo da seção anterior. Apenas a
primeira letra de cada subtítulo deve ser grafada com caracteres maiúsculos, exceto
nomes próprios.
8. As referências no texto devem ser indexadas pelo sistema autor-data da ABNT:
(SILVA, 2005, p. 36). Quando o sobrenome vier fora dos parênteses, deve-se utilizar
apenas a primeira letra em maiúscula.
9. A citação deve seguir as normas da ABNT. Citações até três linhas no texto sempre
devem vir entre aspas e nunca em itálico (este deve ser utilizado para termos
estrangeiros). Exemplos de corpora analisados devem vir no padrão de citação:
recuo de 4 cm, espaçamento simples, fonte Times New Roman, corpo 10.
10. Caso seja necessária a transcrição fonética, ou caso haja palavras em alfabetos
não latinos, o autor deve enviar a fonte utilizada juntamente com seu artigo, a fim
de que a mesma possa ser instalada para editoração do artigo.
11. As notas de rodapé, se efetivamente necessárias, devem aparecer em sequência
numérica, com fonte corpo 10. Se houver nota no título, marcar com asterisco (*).
Não se deve usar nota para citar referência.
12. Tabelas, quadros e ilustrações autorizadas (desenhos, gráficos etc.) devem ser
previamente escaneados e inseridos no texto, prontos para a editoração eletrônica.
Os títulos de figuras devem ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 10,
em formato normal, centralizado. Tabelas, quadros, ilustrações devem ser
identificados por legendas.
13. Os anexos devem ser entregues igualmente prontos para a editoração
eletrônica. Para anexos que se constituem de textos já publicados, o autor deve
incluir referência bibliográfica completa.
14. As referências, seguindo as normas vigentes da ABNT, devem ser antecedidas da
expressão Referências, em negrito. A primeira deve ser redigida na segunda linha
abaixo dessa expressão. Os autores devem ser citados em ordem alfabética, sem
numeração, sem espaço entre as referências e sem recuo. As referências de mesmo
autor devem ser realizadas em ordem decrescente, repetindo-se o nome em todas
elas.
15. O autor deve apresentar, ao fim do trabalho, um breve currículo acadêmico de
no máximo 10 linhas: a) nome completo; b) endereço e e-mail; c) formação
acadêmica; d) instituição em que trabalha; e) principais publicações.
Contato:
revistacontexto.ppgl@gmail.com

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