Convite

18 de março de 2019 / Comentários desativados em Convite

Destaques Lançamentos

Convido os amantes da Cultura Popular Nordestina, em especial, da cantoria de viola para o lançamento do meu livro: “PINTO DO MONTEIRO: POESIA, PERFORMANCE E MEMÓRIA” que foi publicado pela Universidade Federal da Paraíba e é fruto das pesquisas para o doutorado em Letras e Linguística, realizadas na Universidade Federal da Bahia-UFBA, em 2010, no campo da Literatura Oral Popular e versa sobre um dos maiores cantadores de viola nordestina, o repentista Severino Lourenço da Silva Pinto, conhecido pela alcunha de Pinto de Monteiro, por ter nascido nesse município paraibano. Esse poeta repentista é considerado um marco na história do repente nordestino. Trata-se, portanto, de um estudo sobre a sua poesia e performance presentes no material recolhido, compilado e transcrito, representativo da atividade artística poético-musical desse poeta popular.
Ao fazer uma análise da produção intelectual do poeta-cantador tentei, ao mesmo tempo, avaliar os mecanismos de legitimação e valorização conferidos ao poeta repentista durante a sua vida e nos anos que se seguiram a sua morte, bem como, delinear a sua biografia, sobretudo nas contradições existentes, buscando provar que Pinto do Monteiro integra o Cânone Literário Popular Brasileiro como um dos grandes representantes da Cantoria de Viola do Nordeste do Brasil. Por esse motivo a obra é destinada a todas as pessoas que admiram a arte popular dos poetas repentistas. É a minha contribuição para o Patrimônio da Memória Cultural do Brasil.
Profª. Dra. Maria Ivoneide, da Silva, cofundadora do Curso de Letras e da pós- graduação: Curso de Especialização em Linguagem e Produção Textual, da Faculdade Dom Pedro II
Data: 15/03/19
Local: auditório da Faculdade Dom Pedro II, localizado no Bairro do Comércio (Cidade Baixa- praça da Inglaterra). Salvador-BA.

Horário: 18 horas
Conto com a sua presença.