Colóquio na UFMS estuda obra de Alciene

8 de abril de 2019 / Comentários desativados em Colóquio na UFMS estuda obra de Alciene

Destaques Eventos Menores

Em evento neste dia 17 de maio de 2019, no CPAN/UFMS, diversos professores apresentam leituras interpretativas de contos da escritora Alciene Ribeiro, tendo por mote o lançamento do livro Mulher Explícita. Além dessas palestras, acadêmicos apresentam comunicações sobre a obra da escritora e serão exibidos vídeos com adaptações de contos da autora.

Com o título 1º Colóquio Alciene Ribeiro, o evento é uma realização do GPLV, Grupo de Pesquisa Literatura e Vida, vinculado ao PPG-Letras Mestrado e Doutorado do Câmpus de Três Lagoas da UFMS. No CPTL, o GPLV coordena o LAL – Laboratório de Acervos Literários, em parceria com a bibliotecária do Campus, a Mestra em Literatura Maria do Socorro Pereira Soares do Carmo.
Aliás, Maria do Socorro, cujo mestrado foi sobre o Acervo Alciene Ribeiro, doado pela escritora ao GPLV/UFMS, fará no evento, na manhã do dia 17 de maio, a comunicação “A esperança na novela Filho de Pinguço, de Alciene Ribeiro, e, à tarde, fará a palestra “O Acervo Literário de Alciene Ribeiro na UFMS”. Outros palestrantes e as normas para inscrição para comunicações e para exibição de vídeos serão divulgadas em breve.
O livro Mulher Explícita é a primeira coletânea de contos de Alciene Ribeiro em três décadas, reunindo contos produzidos desde 1970, com alguns sendo concluídos recentemente. O livro será lançado pela Pangeia Editora durante o 11º Seminário do GPLV, dia 2 de maio, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, RJ. Para mais informações sobre o evento, clique AQUI.

Detalhe da capa do livro, em arte de Natália Tano, ilustra esta notícia. Natália Tano Portela fez mestrado sobre a obra de Alciene Ribeiro, com pesquisa que tem continuidade atualmente em seu doutorado, ambos no PPG-Letras da UFMS de Três Lagoas. A arte-final da capa é do designer gráfico Edson Ângelo Muniz, e as frases são de contos do livro.
As atividades do 1º Colóquio Alciene Ribeiro serão abertas ao público externo. Aos ouvintes, a assinatura na lista de presença assegura o recebimento do Certificado conforme as horas em que efetivamente participou do evento.
O 1º Colóquio Alciene Ribeiro é realizado em parceria com a Profa. Mestra Luciene Lemos de Campos, formadora de linguagens da CRE-3 da SED/MS de Corumbá. Também integra o projeto o Laboratório de História e Literatura, com o Prof. Alfredo Ricardo Silva Lopes, responsável pelas disciplinas Literatura Contemporânea e História e Literatura no Curso de História do CPAN, e está vinculado à disciplina Literatura Brasileira VII, ministrada pelo Prof. Rauer Ribeiro Rodrigues nos dois Cursos de Letras do CPAN/UFMS e professor no PPG-Letras e no PROFLETRAS do CPTL/UFMS.
Contatos e informações pelo e-mail rauer.rodrigues@ufms.br.
Postado por 11.Seminário.GPLV às 09:59
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar com o Pinterest
Marcadores: Colóquio, Conto, Mulher explícita, UFMS, Universidade
Local: Corumbá, MS, Brasil