Seminário Ensino de Literaturas Hispânicas sob Distintas Perspectivas

9 de abril de 2019 / Comentários desativados em Seminário Ensino de Literaturas Hispânicas sob Distintas Perspectivas

Destaques Menores Eventos Menores

25, 26 e 27 de junho de 2019
Universidade Estadual de Santa Cruz

(Ilhéus – Bahia)

https://eliteraturahispanica.wixsite.com/hisp

PRIMEIRA CIRCULAR

Ilhéus, 04 de abril de 2019.

Apresentação:
Da observação da ausência das literaturas hispânicas nas aulas de língua espanhola surgiu a motivação para a realização deste evento, que visa contribuir para a reflexão e o desenvolvimento de uma didática do ensino das literaturas em língua espanhola em nosso país.
O seminário Ensino de literaturas hispânicas sob distintas perspectivas promove a consciência de que as literaturas em língua espanhola devem estar presentes na escola, já que, se entendemos que o ensino da língua estrangeira deve privilegiar uma abordagem intercultural, de conhecimento de si e do outro, a literatura não pode ser excluída, posto que literatura e cultura não estão dissociadas. Para isso, valoriza-se que a literatura pode e deve ser abordada em diálogo com outras artes, como cinema, música e teatro, valorizando assim seu lugar como expressão artística e cultural dos povos que a produzem.
O evento promoverá conferências e mesas redondas e receberá propostas de comunicações individuais de temáticas que contribuam para refletir a necessidade do papel das literaturas hispânicas na formação do professor de espanhol e também na sua prática docente. Também irá reunir professores e pesquisadores ligados ao ensino das literaturas hispânicas nas aulas de
espanhol, tanto na educação básica quanto no ensino superior.
O seminário apresenta grande relevância para a divulgação das pesquisas para a formação acadêmica e profissional de estudantes e professores de espanhol de todo o país. Com isso, colaborará com a formação continuada do professor de espanhol, para sua formação humana e o aprofundamento da sua prática docente e para a conscientização da importância do ensino das literaturas hispânicas na educação básica em consonância com distintos documentos norteadores da educação (PCNs, OCEM e BNCC), que preconizam o ensino das literaturas estrangeiras em diálogo com as literaturas de língua portuguesa.

A comissão organizadora do evento está formada por professores universitários, alunos de pós-graduação e alunos de graduação bolsistas de iniciação científica e de programas institucionais da CAPES (Pibid e Residência Pedagógica), promovendo, assim, a articulação entre
ensino/pesquisa na universidade e a formação de professores.

Site do evento: https://eliteraturahispanica.wixsite.com/hisp

Inscrições:
Os(as) participantes poderão se inscrever nas modalidades ouvinte ou apresentação de trabalho, através de preenchimento dos formulários disponíveis no site do evento. O evento é gratuito.

Temáticas para apresentação de trabalho:
– Reflexões teóricas sobre o ensino de literaturas hispânicas
– Propostas didáticas
– Relatos de experiência

Datas importantes:
– Abertura das inscrições (apresentação de trabalhos/ouvintes): 08/04/2019
– Prazo final para submissão de resumos: 02/06/2019
– Prazo final para inscrição como ouvinte:
– no site: 21/06/2019
– presencialmente: 25/06/2019
– Envio das cartas de aceite: de 06/05 a 07/06/2019
– Programação geral: a partir do dia 08/04/2019
– Realização do evento: 25 a 27/06/2019
– Prazo final para envio de trabalho completo para publicação: a confirmar