V CID e IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação

10 de abril de 2019 / Comments (0)

Chamadas Eventos Menores

V CID – V Colóquio do Grupo de Pesquisa O corpo e a Imagem no Discurso: Ceci n´est pas une pipe
e
IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação: Thinking (and doing) otherwise
23 a 25 de outubro de 2019 – Uberlândia – MG – Brasil

Ceci n´est pas une pipe. O enunciado na tela de René Magritte, junto à imagem ali pintada, ao mesmo tempo em que encerra, questiona, desafia e/ou nega a relação entre a imagem e o objeto material cachimbo e uma relação de representação ou semelhança entre os dois, abre a possibilidade para a reflexão sobre a relação entre a palavra e a imagem. O que pode fazer a palavra com a imagem? Por sua vez, o que a imagem faz visível sobre a língua(gem)? Em tempos de circulação em massa de imagens e palavras por aplicativos e redes sociais e do paradoxo entre a maior possibilidade de conexão e conversa e a menor disposição para o diálogo, a V edição do Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso propõe remeter a discussão sobre a relação entre palavra e imagem para as pesquisas científicas cujas formulações teórico-metodológicas e objetos de investigação permitam responder uma das ou as duas seguintes questões: a) Depois do ponto final em Ceci n´est pas une pipe., o que lhe surge como uma formulação – linguística, imagética, epistemológica – possível? b) Se se retira o termo pipe do enunciado Ceci n´est pas un(e) _______., deixando ali em seu lugar uma lacuna, o que, para você, emerge para ocupar esse espaço? Essas perguntas visam inspirar pesquisadoras e pesquisadores a discutir o funcionamento da língua(gem) e das práticas e estratégias discursivas na contemporaneidade e sua relação com a arte, a literatura, a filosofia, dentre outras áreas.

Junto a essa discussão, entremeando-se com ela, O IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação: Thinking (and doing) otherwise visa promover um espaço para troca de estudos, pesquisas, estratégias e relatos de pesquisadoras e pesquisadores que vêm teorizando a linguagem, o ensino e a aprendizagem de línguas e a produção de sentidos em diversas situações e que propõem perspectivas e quadros teóricos críticos, criativos e híbridos, cuja transdisciplinaridade sugere uma intelectualidade e um fazer acadêmico e educacional que apontam para um pensar e fazer outro. Esse pensar e fazer outro desafiam e problematizam regimes de sentidos, valores e epistemologias que instituem subjetividades dóceis e subalternas. O evento reúne membros do Grupo de Trabalho Transculturalidade, Linguagem e Educação, filiado à Associação Nacional de Pós–Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e dará visibilidade à maneira como o grupo e cientistas que com ele se identificam têm pensado e praticado suas teorias e articulado conceitos tais como os de diferença, identidade, língua, linguagem, poder e resistência. Também esse simpósio indaga as condições contemporâneas de pensar, pesquisar e fazer na sala de aula de línguas e nas pesquisas sobre língua(gem) e suas práticas, e tem por eixo orientador a seguinte pergunta: O que caracteriza e/ou fundamenta nossas maneiras de pensar e fazer pesquisa de outro modo?

Os trabalhos submetidos para o evento devem necessariamente abordar os temas propostos.
Línguas oficiais do evento: português e inglês.

Prazo de submissão de trabalhos: Até 31 de julho de 2019

Linhas temáticas
As propostas submetidas ao evento podem se alinhar às linhas temáticas sugeridas, não necessitando a elas se restringir:
• Processos de normatização dos corpos
• Construções discursivas e imagens: circulação em rede
• Ensino e aprendizagem de línguas
• Práticas translíngues e transculturais
• Educação linguística
• Políticas linguísticas
• Epistemologias emergentes e híbridas
• Estratégias de poder e de resistência
• Práticas discursivas e(m) tecnologias de informação e comunicação

Submissão de trabalhos

Haverá dois tipos de apresentação de trabalho: comunicações orais e pôsteres.

As comunicações orais serão organizadas em sessões de debate orientadas por temas. Cada pesquisador terá 15 minutos para apresentação e as perguntas poderão ser feitas ao final da sessão. Essa categoria de participação é reservada para Doutores, Mestres e pós-graduandos. Pesquisadores em nível de iniciação científica podem apresentar trabalhos nessa categoria na condição de coautores de seus orientadores e apenas se seus orientadores também estiverem presentes na apresentação. Toda sessão de debate será mediada pelos pesquisadores convidados, que serão responsáveis por abrir, movimentar e fechar cada sessão. Essa organização visa estabelecer uma lógica de trabalho que possibilite uma coesão nas discussões e, sobretudo, um aprofundamento de conceitos e teorias.

Os pôsteres terão uma sessão específica de apresentação com duração de uma hora. Nesta categoria, podem submeter propostas Doutores, Mestres, pós-graduandos e pesquisadores em nível de iniciação científica.

Diretrizes para elaboração e envio do resumo

Propostas para os dois tipos de apresentação devem ser submetidas em formato de resumo contendo entre 250 a 300 palavras. Os resumos devem indicar, no topo da página, a linha temática desejada, se houver, ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 11 e devem apresentar título centralizado e em negrito, apenas com a primeira letra em maiúscula, e uma linha abaixo do título, à direita: nome(s) da(s) autora(s) ou do(s) autor(es) (no máximo 3 por trabalho), titulação de cada autora ou autor, junto com a sigla da filiação institucional entre parênteses, logo após o(s) nome(s), na mesma linha. O texto deve ser seguido por três palavras-chave que não estejam no título, cada uma em letra maiúscula e todas separadas por ponto e vírgula. Os resumos devem explicitar: tema, questão e corpus de pesquisa, orientações e/ou problematizações teóricas e conclusões preliminares ou finais do estudo. Cada participante pode apresentar, no máximo, um trabalho como autora/autor principal, e outro como coautora ou coautor.

As propostas devem ser enviadas até o dia 31/07/2019 para o email: coloquioscid@gmail.com. Os resultados e cartas de aceite serão enviados conforme as propostas forem sendo aprovadas pelo Comitê Científico.

Inscrições
As inscrições poderão ser feitas a partir de maio de 2019 através do link que será disponibilizado nos sites do evento.

Valores

Até 31 de julho:
• Professores, pós-graduandos e profissionais em geral: R$75,00
• Alunos de graduação: R$45,00
• Estrangeiros: US$100,00

Até 30 de setembro:
• Professores, pós-graduandos e profissionais em geral: R$95,00
• Alunos de Graduação: R$65,00
• Pesquisadores estrangeiros: US$120,00

Publicações
Haverá publicação de Caderno de resumos e de trabalhos completos nos Anais. Trabalhos escritos em língua inglesa poderão ser submetidos e apreciados para publicação num volume especial da European Scientific Journal. Os trabalhos completos devem ser enviados por email até o dia 30 de setembro de 2019. As normas para publicação estarão disponíveis no site do evento a partir de abril de 2019.

Informações e atualizações
http://www.ileel.ufu.br/cid/
https://gttransculturalidade.wordpress.com/
http://www.euinstitute.net
http://www.eujournal.org
Contato
coloquioscid@gmail.com

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