ANPOLL em defesa da ciência brasileira

Prezados Coordenadores de Programas de Pós-Graduação

A ANPOLL gostaria de ressaltar para vocês a gravidade da situação da C&T no País, dado o preocupante contingenciamento de 42% para 2019, nos recursos de investimentos do MCTIC e de 21% no MEC.

Tais cortes, caso não sejam revertidos, colocarão em risco o desenvolvimento da pesquisa em nossa área, com corte de bolsas e de financiamento de projetos, isso, de fato, já está começando no CNPq e não é alarmismo! O funcionamento das agências de fomento à pesquisa do governo federal – CNPq, FINEP e CAPES -, além dos institutos de pesquisa e universidades serão atingidos de forma intensa, inclusive a PG. O fato é ainda mais grave se observarmos que este patamar baixíssimo de recursos para C&T se estenderá para 2020 e anos seguintes em função da Emenda Constitucional 95.

Considerando a tradição e a história da SBPC na liderança de várias sociedades científicas brasileiras, a ANPOLL gostaria de convidar todos seus Programas filiados a divulgarem e a participarem das atividades programadas em Brasília, para o início do mês de maio, em defesa da ciência e tecnologia, promovidas pela SPBC e Academia Brasileira de Ciência, e que deverão se estender por todo país.

No dia 8 de maio, às 15h30, a SBPC e a ABC farão um ato no Congresso Nacional para o lançamento da “Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br” e em defesa da ciência brasileira, com a presença de entidades científicas, instituições de pesquisa e pesquisadores de todo o país. A ICTP.br é coordenada pela SBPC, ABC, Confap, Andifes, Consecti, FSMCT, Confies, Conif.

É fundamental a mobilização de todos!

Frederico Fernandes
Presidente da ANPOLL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *