PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES EM BRASÍLIA (E EM OUTRAS CIDADES) NOS DIAS 8 E 9 DE MAIO

7 de maio de 2019 / Comentários desativados em PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES EM BRASÍLIA (E EM OUTRAS CIDADES) NOS DIAS 8 E 9 DE MAIO

Destaques Eventos Notícias

Caros presidentes das sociedades científicas afiliadas à SBPC,

Esta mensagem é para reforçar a importância de todas as sociedades científicas terem representante nas atividades dos dias 8 e 9 em Brasília e para esclarecer sobre a reunião com o Ministro Marcos Pontes, já que houve dúvidas por parte de algumas entidades.

Em relação à reunião com o Ministro Marcos Pontes do dia 9 de maio: trata-se de uma reunião com duas partes. Uma parte, com número limitado de entidades e pela manhã, e outra parte, à tarde, que será aberta a todas as entidades. Nós havíamos apresentado a sugestão inicial de que a reunião com a comunidade científica e tecnológica fosse aberta para todos os representantes de entidades e instituições científicas presentes ao longo de todo o dia. Nas conversas com o MCTIC ficou estabelecido, no entanto, que, em uma parte do dia, seria feita uma reunião mais restrita, para que houvesse a possibilidade de uma discussão menos dispersa (como foi ocorreu de certa forma na primeira reunião); para ela, ficou definido um número de entidades bem menor do que na primeira reunião. Nos entendimentos entre as entidades que fazem parte do CCT e o MCTIC ficou definido que participariam da reunião mais restrita as entidades do CCT e mais alguns representantes de entidades e instituições científicas mais amplas e de setores ligados à inovação. A outra parte da reunião, à tarde, ficou definida como uma reunião aberta, para que todos os representantes pudessem participar, ao contrário de primeira reunião em Brasília, na qual houve também uma limitação no número de representantes ao longo de todo o dia. Havíamos proposto que a parte da reunião aberta ocorresse na parte da manhã, mas o MCTIC julgou que seria melhor que a reunião mais limitada ocorresse de amanhã e a parte aberta fosse à tarde. Por isto a estrutura da reunião ficou definida deste modo, a partir de um entendimento mútuo.

Assim, todas as sociedades filiadas à SBPC estão convidadas para participarem apenas na parte da tarde da reunião do dia 9 de maio com o Ministro Marcos Pontes. Na parte da manhã a SBPC levará à reunião com o Ministro os pontos que julgamos prioritários nos debates realizados na reunião conjunta que fizemos no mês de março em São Paulo sobre as questões relativas à ciência e tecnologia. Na parte da tarde as sociedades científicas poderão levar seus posicionamentos ou discutirem outros pontos. Espero que esta explicação tenha esclarecido as dúvidas de algumas entidades. Caso elas persistam, por favor entrar em contato com a SBPC.

Relembrando a programação definida para os dias 8 e 9 em Brasília:

DIA 8 DE MAIO

10:00 h – Presença na Audiência Pública do Ministro da CTIC, Marcos Pontes, na Comissão de Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática – CCTCI da Câmara Federal, no Plenário 13, Anexo II. [Observação: Há uma limitação de pessoas para participarem da Audiência e, em geral, a entrada passa a ser barrada quando tal número é alcançado. Sugere-se chegar antes do horário marcado para a Audiência].

15:30 – 16:30 h: Reunião dos representantes da comunidade científica e tecnológica no Auditório Freitas Nobre (Anexo IV) para apresentação conjunta da Iniciativa para a C&T no Parlamento (ICTP.br) e discussão do cronograma de atividades de 2019

17:00 h – Ato de lançamento da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) e em defesa da ciência brasileira, no Plenário 13, Anexo II, com a presença de parlamentares e representantes das sociedades científicas e acadêmicas e de instituições de pesquisa, universidades, institutos federais, entidades empresariais ligadas à CT&I, grupos de pesquisa, INCTs, etc.

DIA 9 DE MAIO

9:00 – 12:00 h – Reunião do Ministro da CTIC, Marcos Pontes, no MCTIC, com representantes das entidades nacionais da comunidade científica e tecnológica (em número limitado e entidades já previamente definidas e convidadas)

13:30 – 16:00 h – Reunião do Ministro da CTIC, Marcos Pontes, com todos os representantes da comunidade científica e tecnológica no Auditório do MCTIC.

Outras atividades estão sendo também organizadas em certos estados nestes dias, pela SBPC e/ou por outras entidades científicas Solicitamos a vocês que as divulguem entre seus associados e estimulem a participação deles nestes eventos:em certos estados nestes dias:

Dia 7 de maio:
Belo Horizonte (MG) – 9/16h – EXPOSIÇÕES E EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS; 12h – CONCENTRAÇÃO: Praça Raul Soares. Diálogo sobre a importância da ciência com a população!; 13h – Marcha até a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG); 14h – AUDIÊNCIA LANÇAMENTO da Frente Parlamentar em defesa da Ciência, Tecnologia e Pesquisa. Deputados e deputadas estaduais assumirão o compromisso de defender a ciência e a tecnologia no estado de Minas Gerais junto às entidades, instituições e defensores da ciência e tecnologia!

Dia 8 de maio:

Natal (RN) – 16h às 20h – na calçada do shopping Midway Mall (Av. Bernardo Vieira, 3.775).
Porto Alegre – 17h – ILEA/UFRGS (Av. Bento Gonçalves, 9.500)
São Paulo (SP) – 16h – MASP (Avenida Paulista, 1.578)

Abraços a todos e muito obrigado
Ildeu de Castro Moreira
Presidente da SBPC

ANEXOS

Conviteparlamentares

Conviteentidades