A cultura brasileira em tempos de repressão

13 de junho de 2019 / Comments (0)

Chamadas

Chamada aberta – Opiniães nº 15: A cultura brasileira em tempos de repressão

A Revista Opiniães – Revista dos Alunos de Literatura Brasileira (USP) convida alunos e pesquisadores a enviarem artigos e ensaios sobre a cultura brasileira produzida durante os anos de repressão da ditadura civil-militar. Podem ser enviados trabalhos que versem sobre as diversas artes: literatura, teatro, música, cinema e artes visuais. No caso da literatura, devem ser considerados os textos que direta ou indiretamente elaboram uma reflexão estética e política sobre o período; no caso do teatro, da música, do cinema e das artes visuais, os que investigam essas manifestações artísticas a partir de um referencial da teoria literária ou de uma perspectiva comparada com a literatura – neste último caso, procura-se submissões de pesquisa a respeito de adaptações de obras literárias para outros meios artísticos, o diálogo explícito ou implícito com obras literárias e outras aproximações entre as artes a partir de afinidades estéticas ou temáticas, tendo sempre a literatura como referência.

A revista também aceita artigos de tema livre, resenhas, ensaios, traduções inéditas e criação literária.

A submissão dos textos deverá seguir as normas da revista e deve ser feita até o dia 23/06/2019, via sistema, pelo endereço eletrônico www.revistas.usp.br/opiniaes.

As submissões são abertas a pesquisadores vinculados ou não a instituições acadêmicas, não sendo necessário título de mestre/doutor. Temos por princípio que a avaliação por pares, de caráter duplo-cego, é suficiente para garantir a originalidade e a qualidade dos artigos a serem publicados.

Comissão Editorial
Opiniães: Revista dos Alunos de Literatura Brasileira (FFLCH USP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *