Prorrogação da chamada “Ficções: modos de ler”- prazo para envio de trabalhos até o dia 30 de agosto de 2019

22 de julho de 2019 / Comentários desativados em Prorrogação da chamada “Ficções: modos de ler”- prazo para envio de trabalhos até o dia 30 de agosto de 2019

Chamadas Destaques Menores Notícias

Divulgamos a prorrogação da nossa chamada Ficções: modos de ler, correspondente ao segundo semestre de 2019, agora com prazo para envio de trabalhos até o dia 30 de agosto de 2019.

Para maiores detalhes: http://www.revistalanda.ufsc.br/chamadas2/

Reproduzimos, abaixo, a chamada.

Prazo para envio dos trabalhos: 30 de Agosto de 2019

 Ficções: modos de ler

Os modos hegemônicos de leitura da ficção, singularmente no âmbito latino-americano, estão alicerçados em pressupostos do Humanismo do século XIX, isto é, foram fundamentados nos mesmos pressupostos do Romantismo e do Liberalismo em suas manifestações regionais. Esta chamada visa considerar, mapear e, também, propor, aparatos de leitura que, não abandonando a demanda do (cada vez mais urgente) “latino-americanismo”, também não aderiram exclusivamente àqueles pressupostos que, de fato, foram no passado uma via de aproximação entre culturas, mas que, ao menos nos últimos vinte anos, se mostraram insuficientes perante o propósito de aproximação entre realidades sociais concretas e as produções simbólicas que as acompanharam. Isso ocorreu não somente quando tais estudos abordaram esses fenômenos e produções a partir do imperativo categórico do chamado autonomismo, mas também com embasamento em um republicanismo elitista que não conseguiu lidar com os chamados “Populismos” de outro lugar que não fosse essa forma de autoritarismo que Jacques Rancière denominara “o ódio à democracia”. Perante essa insuficiência, se faz necessário pensar a história a partir de regimes de simultaneidade temporal que permitam ir além de qualquer metafísica do progresso e, ao mesmo tempo, afastem os universalismos iluministas que, focando apenas particularismos de um lugar, acabaram por expulsar do campo toda manifestação de afetos, gestos, traços, paixões ou corporalidades.

Dessa maneira, junto às teorias centradas na representação – com sua consequente postulação de valores, transfigurações e hierarquias estéticas –, a revista Landa abre esta chamada para debater outros modos de compreensão da ficção, principalmente surgidos na esteira do esgotamento dos pressupostos do liberalismo.

Os originais deverão ser enviados por correio eletrônico ao endereço: revistalanda@gmail.com

Novo prazo de envio dos trabalhos: 30 de agosto de 2019

 

Trabalhos que não respeitem as normas editoriais não serão aceitos. As normas podem ser consultadas em http://www.revistalanda.ufsc.br/normas.html
Os originais deverão ser enviados por correio eletrônico ao endereço: 
revistalanda@gmail.com

Cordialmente,

Equipe editorial.