Chamadas para publicação na Revista Brasileira de Educação e Linguagem para o ano de 2019

29 de julho de 2019 / Comments (0)

Chamadas Destaques Menores

Caros/as Pesquisadores/as divulgamos as chamadas para publicação da
Revista Brasileira de Educação e Linguagem para o ano de 2019:

Formação Docente, Ensino e Linguagens: Perspectivas Dialógicas e
Histórico-Culturais
O objetivo do volume é discutir as práticas de formação de professores e
ensino das diversidades de linguagens na Educação Básica, Técnica e
Superior com base nas teorias dialógica do discurso e/ ou
histórico-cultural fundamentadas por estudiosos como M. M. Bakhtin, L. S.
Vigotski, A. R. Luria, A. N. Leontiev, dentre outros que socializam ou tomam
os autores referendados como suas fontes teóricas.
Data limite para submissão: 25/08/2019.

Organizadores:
Professora Doutora  Maria Leda Pinto  – Universidade Estadual de Mato Grosso
do Sul, Brasil
Professor Mestre Alan Silus – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,
Brasil

História das instituições escolares

Nesses quase vinte anos decorridos do século XXI, o campo da historiografia
da educação brasileira tem sido preenchido por uma vasta produção a
respeito das instituições escolares, em especial, instituições situadas
nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Pensando nessas contribuições, a
Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem/UEMS, uma IES situada
no Mato Grosso do Sul, propõe o dossiê sobre a História das
Instituições Escolares com textos resultantes de pesquisas sobre
instituições das regiões Norte e Centro-Oeste, tanto de capitais e
cidades proeminentes, quanto de cidades interioranas. Os artigos podem
centrar-se em instituições públicas, privadas, leigas, confessionais, do
terceiro setor; de educação feminina, masculina ou mistas; de qualquer
etapa da educação brasileira – primária, média: secundária, técnica
e normal; escolas reunidas, escolas modelos, grupos escolares, escolas
experimentais, escolas rurais. Os trabalhos podem estar centrados na forma
escolar e formações sociais; arquitetura, prédio escolar e urbanização;
tempos e espaços escolares; práticas pedagógicas; currículo e culturas
escolares; sujeitos: professores, alunos e diretores; fontes, acervos e
arquivos públicos ou privados sobre/das instituições; sociabilidades e
circulação de ideias de educadores das instituições. Os estudos podem
ainda realizar comparação entre instituições brasileiras das regiões
Norte ou Centro-Oeste e de outro país.

Data limite para submissão: 20/09/2019.

Organizadoras:
Professora Doutora Katia Cristina Nascimento Figueira – Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil
Professora Doutora Stella Sanches de Oliveira Silva – Universidade Federal
de Mato Grosso do Sul – Brasil
Lembramos que todos os artigos deverão ser submetidos no Portal da Revista
conforme as normas disponíveis em:
https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem

Acessem os volumes anteriores do periódico  conheçam e divulguem os
artigos.

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