Português será língua curricular em 32 países no próximo ano letivo

29 de julho de 2019 / Comentários desativados em Português será língua curricular em 32 países no próximo ano letivo

Destaques Notícias

Extraído do site Sic Notícias:

 

“Portugal estabeleceu como meta ‘a breve prazo’ a integração do português como língua de opção no ensino básico e secundário de 40 países.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, estimou esta segunda-feira, em Lisboa, que no próximo ano letivo o português integre o currículo escolar de 32 países como parte do esforço de expansão e consolidação da língua portuguesa.

‘A nossa ambição é generalizar mais essa presença. Com dois projetos-piloto que começarão no próximo ano letivo, estaremos em 32 países. Nesses países, o português será uma das línguas estrangeiras ‘, disse.

Augusto Santos Silva falava aos jornalistas do 4.º Encontro da Rede de Ensino de Português no Estrangeiro, que reuniu esta segunda-feira, em Lisboa, professores, leitores e coordenadores do ensino de português no estrangeiro.

Por seu lado, Luís Faro Ramos, presidente do Camões – Instituto da Cooperação da Língua, adiantou que está em projeto-piloto a integração do português no ensino secundário na Argélia e na Turquia.

‘Cuba também manifestou interesse em poder vir a ter a língua portuguesa como opcional no seu currículo público, temos, desde o ano passado, a Venezuela e falamos também com a Colômbia. Tudo isto são projetos em estudo’, disse Faro Ramos.

Portugal estabeleceu em setembro de 2018 como meta ‘a breve prazo’ a integração do português como língua de opção no ensino básico e secundário de 40 países.

Santos Silva apontou a crescente procura e interesse pelo ensino do português como língua de herança, mas sublinhou a necessidade de não descuidar o acompanhamento desta realidade para evitar retrocessos.

Como exemplos, apontou os casos do Luxemburgo, onde, em 2017, uma comuna anunciou o fim do ensino integrado de Português, medida entretanto suspensa, e o da França, onde as autoridades anunciaram a retirada do português como prova final para terminar o secundário, tendo, entretanto, mantido, à experiência, essa possibilidade para a região de Paris e Guiana Francesa.”

Leia a matéria na íntegra:

https://sicnoticias.pt/pais/2019-07-22-Portugues-sera-lingua-curricular-em-32-paises-no-proximo-ano-letivo?fbclid=IwAR2ZYPbs_VK4gyi3InYCoqz-vYtkAqMDHKqigVC88CMHds2zahaMvyCXFGs