simpósio temático “SOCIOLINGUÍSTICA, VARIAÇÃO E ENSINO DE GRAMÁTICA: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA”

23 de agosto de 2019 / Comentários desativados em simpósio temático “SOCIOLINGUÍSTICA, VARIAÇÃO E ENSINO DE GRAMÁTICA: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA”

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Estamos divulgando o simpósio temático “SOCIOLINGUÍSTICA, VARIAÇÃO E ENSINO DE GRAMÁTICA: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA”, que está sob a coordenação da Professora Juliana Bertucci, da UFTM, no VIII SIELP – Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa.

O  VIII SIELP será realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2019, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

As inscrições para comunicação em ST vão até 02/09/2019.

Maiores informações pelo site do evento: http://www.ileel.ufu.br/sielp2019/

Segue o resumo de Simpósio Temático:

“SOCIOLINGUÍSTICA, VARIAÇÃO E ENSINO DE GRAMÁTICA: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA”

Reconhecer a variação linguística como algo comum a todas as línguas em uso parece um problema para muitos professores de língua portuguesa da Educação Básica no Brasil (Cf. BORTONI-RICARDO, 2005). Se por um lado, documentos oficiais advindos do Governo Federal – como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 1985) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2019) – deixam explicitadas as orientações de ensino de língua portuguesa (LP) pautado na variação e nos usos linguísticos, por outro, na prática, o que se observa, predominantemente, é um ensino estruturado em uma perspectiva homogênea de língua à luz das prescrições da gramática normativa. Diante disso, um dos maiores desafios da escola no que tange ao ensino de língua portuguesa é aliar o ensino de gramática às contribuições da Sociolinguística, proporcionando condições para que o aluno (re)conheça diferentes variedades da língua, ao mesmo tempo que tenha acesso e oportunidade de usar de maneira reflexiva e competente as variedades de prestígio, tanto em contextos de escrita, quanto de fala. Sob tal ótica, este simpósio temático visa reunir pesquisas que objetivem contribuir para que um ensino sociolinguístico de língua possa ser implementado nas aulas de língua portuguesa da Educação Básica, de modo que conteúdos gramaticais sejam abordados a partir de propostas didáticas que, de fato, colaborem para que os usos contemporâneos da língua sejam compreendidos pelos alunos a partir de análises, reflexões e atividades contextualizadas em diferentes práticas de linguagem. Práticas essas, materializadas por meio de diferentes gêneros discursivos, nos mais diversos campos de atuação da língua, de modo que as habilidades de língua portuguesa previstas na BNCC (BRASIL, 2019) para os Ensinos Fundamental (I e II) e Médio, assim como as competências gerais, específicas e as da área de linguagens sejam devidamente contempladas.