Chamada de artigos: A poesia latino-americana: perspectivas, tensões e projeções a partir de um contexto próprio

30 de setembro de 2019 / Comentários desativados em Chamada de artigos: A poesia latino-americana: perspectivas, tensões e projeções a partir de um contexto próprio

Chamadas Destaques Menores

A revista Literatura: teoría, historia, crítica* do Departamento de Literatura da Universidad Nacional de Colombia abre o edital do número temático 22.2, “A poesia latino-americana: perspectivas, tensões e projeções a partir de um contexto próprio” (lançamento em julho de 2020). Gostaríamos de convidá-lo a participar dele com um artigo, anotação ou resenha ou a divulgar o edital entre os colegas que possam estar interessados.

 Serão considerados textos sobre:

    • A poesia latino-americana: voz e tom próprio.
    • Os poetas latino-americanos: entre poética e poesía.
    • Da poesia espanhola e europeia à poesia latino-americana.
    • História e poética na poesia latino-americana.
    • A poesia colombiana no contexto latino-americano.
    • A poesia ancestral aborígene no cenário universal.
    • Diálogos entre poesia e pensamento nos poetas latino-americanos.
    • As rupturas na poesia latino-americana.

A seguir, descrevem-se alguns aspectos gerais desses textos.

Artigos: textos de tipo expositivo, argumentativo ou de reflexão, resultado de pesquisas ou revisões exaustivas da bibliografia pertinente, que fazem uma contribuição original para a temática ou propõem um posicionamento pessoal e crítico a respeito dela. Os artigos são contribuições importantes para os debates da disciplina. Sua extensão varia entre oito mil (mínimo) e doze mil palavras (máximo), o que inclui a lista de referências.

Anotações: textos em que o autor oferece um ponto de vista ou analisa um problema atual, uma obra ou um assunto acadêmico de relevância para a comunidade dos estudos literários. Sua extensão é de cinco mil palavras (máximo), o que inclui a lista de referências.

Resenhas bibliográficas: textos de caráter de divulgação, nos quais se fazem uma aproximação crítica de um texto ou de vários textos publicados, que sejam de relevância para a comunidade dos estudos literários. Serão privilegiadas as resenhas de textos publicados nos dois últimos anos antes da submissão à Revista. Sua extensão varia entre duas mil (mínimo) e três mil palavras (máximo), o que inclui a lista de referências.

Traduções: têm um caráter de divulgação e será privilegiada a publicação de textos críticos, teóricos, de importância para os estudos literários, que tenham tido uma difusão limitada entre os leitores hispano-falantes .

Entrevistas: resultado de um diálogo com um escritor, crítico, pesquisador ou acadêmico reconhecido sobre sua obra, trajetória ou temas atuais e polêmicos no campo da literatura.

Idiomas: espanhol, francês, inglês e português.

Data limite de submissão de contribuições: 15 de dezembro de 2019.

Em um arquivo PDF, anexamos os termos completos deste edital. Também podem ser consultados diretamente na nossa página web: www.literaturathc.unal.edu.co

Instrucciones_portugués

Convocatoria_22.2_portugués