O GT de Análise do Discurso da ANPOLL constitui-se em um fórum nacional de intercâmbio, discussão e desenvolvimento de pesquisas na área. Fundado durante o I Congresso Nacional da ANPOLL, realizado em novembro de 1986, em Curitiba, o GT teve como sua primeira coordenadora a Profa. Dra. Eni Orlandi. Seu primeiro encontro ocorreu em maio do ano seguinte, quando da realização do II Encontro Nacional da ANPOLL, no Rio de Janeiro.

Desde então, o GT tem abrigado diferentes perspectivas teóricas voltadas ao estudo do discurso, congregando atualmente mais de 100 pesquisadores de diversas filiações institucionais, além de alunos de pós-graduação que são acolhidos no grupo como ouvintes.

Sua dinâmica de trabalho baseia-se em linhas temáticas de pesquisa, renováveis em encontros bianuais.

Linhas de pesquisa para o biênio 2016-2018:

Linha de pesquisa 1: História das Ideias Linguísticas

Linha de pesquisa 2: Práticas discursivas, diferentes materialidades e movimentos na história

Linha de pesquisa 3: Processos de subjetivação, identificação, cultura

Novas filiações ao GT só poderão ser solicitadas até o próximo dia 15 de fevereiro, para que a coordenação possa organizar o encontro do GT na XXXIII Enanpoll, que acontecerá em Cuiabá, no período de 27 a 29 de junho de 2018.
A história da fundação e dos primeiros anos do GT de Análise do Discurso é apresentada por Freda Indusrky, no texto “GT de Análise do Discurso: sete anos de atividades”, publicado na primeira edição da Revista da ANPOLL, e que pode ser lido aqui.