Pular para o conteúdo

Histórico

Os estudos pragmáticos consistem numa área de intensa investigação interdisciplinar internacional que examina como falantes usam diferentes formas de linguagem para alcançar objetivos comunicativos em situações concretas de interação social. Esse campo de estudo investiga questões como a interpretação do significado implícito em uma mensagem, a influência do contexto na compreensão da linguagem e a relação entre linguagem e identidades sociais. Os estudos pragmáticos são relevantes, portanto, para a compreensão da comunicação humana e para o desenvolvimento de habilidades de comunicação eficazes.

No Brasil, iniciativas como a do grupo de pesquisa “Linguagem & Cultura” da UFPR culminaram com a realização dos Workshops Internacionais de Pragmática (2012, 2014, 2016) em Curitiba. Este esforço permitiu congregar pesquisadores de pragmática de diferentes universidades, antes isolados. O evento produziu vários efeitos, entre os quais: a criação de uma rede de pesquisa sobre processos interacionais, envolvendo pesquisadores da UFPR, UEPG, PUCRS, Unisul, UCS, USP e UFES, UEPG; a criação em 2016 da “Associação Brasileira de Pragmática” (ABRAP); e a proposição do Grupo de Trabalho em Estudos Pragmáticos na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) em 2018.

Com a criação de um Grupo de Trabalho específico, preenchendo uma lacuna importante entre os temas até então recobertos pela Associação, os pesquisadores envolvidos se propuseram a potencializar as pesquisas na área, em suas múltiplas vertentes, promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre investigadores nacionais vinculados a Programas de Pós-graduação e, assim, contribuir para o avanço no desenvolvimento da Pragmática no Brasil. Nesse sentido, é importante promover iniciativas de colaboração em rede, consolidar os Workshops Internacionais de Pragmática e organizar edições temáticas em revistas acadêmicas reconhecidas.

Dentre os resultados do Grupo de Trabalho, em sinergia com iniciativas desenvolvidas pela rede de pesquisa e pela Associação Brasileira de Pesquisa, destacamos nos últimos quatro anos a organização de quatro dossiês temáticos.

Em 2020, Fábio José Rauen e Crisbelli Domingos organizaram na Revista Memorare (Unisul) o dossiê “Pragmática: desenvolvimentos e extensões”, com doze trabalhos que se propuseram a fazer avançar no Brasil estudos alinhados com abordagens pragmáticas contemporâneas em diálogos com outras ciências que levam em conta capacidades linguísticas e metarrepresentacionais para comunicação e para a criação e aprendizagem de culturas humanas enquanto propriedades evolutivas de organismos capazes de inferir informação relevante.

Também em 2020, Elena Godoy, Crisbelli Domingos e Patrick Rezende organizaram na revista Percursos Linguísticos (UFES) o dossiê “Linguagem, comunicação e cognição”, selecionando dez trabalhos apresentados do “IV Workshop Internacional de Pragmática”, realizado entre os dias 11 e 12 de março do mesmo ano. O evento contou com a participação de Dan Sperber, autor da teoria da relevância, representando o Institut Nicod da Universidade de Budapeste.

Em 2021, Sebastião Lourenço dos Santos e Elena Godoy o dossiê temático interdisciplinar “A linguagem em perspectivas pragmáticas” na revista Muitas Vozes (UEPG). O projeto reuniu nove estudos sobre o processamento da linguagem natural em interações comunicativas. As contribuições embasaram-se em fundamentos teóricos e/ou aplicações das principais teorias pragmáticas, de modo a promover releituras críticas sobre atos de fala, máximas conversacionais, metáforas conceituais, e teorias de polidez, de relevância e de conciliação de metas.

Em 2022, por fim, Fábio José Rauen e Sebastião Lourenço dos Santos organizaram o dossiê temático interdisciplinar “Estudos Pragmáticos Contemporâneos” na Revista Linguagem em (Dis)curso (Unisul), reunindo sete estudos científicos que tratam de aspectos contextualizados da linguagem a partir de perspectivas pragmáticas, assumindo que os significados inferidos pelo ouvinte são em alguma medida influenciados pelas intenções informativas do falante em interações comunicacionais com interpretações voláteis.

Além dos estudos específicos, merece especial destaque o editorial do dossiê, com excelente revisão histórica produzida pelos organizadores da produção científica brasileira sobre questões pragmáticas no sul do Brasil desde a virada do milênio: um texto fundamental para quem quiser se inserir neste campo de pesquisa.