O Grupo de Trabalho Literatura e Sociedade pretende reunir pesquisadores atuantes no campo dos estudos literários de diversas instituições do país com o objetivo de, considerando a relação dinâmica entre a forma literária e o processo social, estudar, debater, produzir e difundir conhecimento científico, bem como ampliar o espaço dos estudos literários no âmbito da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística.

Linhas de pesquisa

  • Forma literária e processo social
Discussão das implicações do contexto sobre os elementos da composição da obra literária, com vistas a compreender as complexas relações entre configuração estética e processo social.
  • Literatura e outras formas artísticas e culturais
Abordagens em torno da obra literária em diálogo com outras formas de expressão da cultura, considerando as implicações sociais de/em suas diferentes configurações.
  • Literatura e sociedade de consumo
Discussão das relações entre a literatura e a sociedade, considerando, entre outros aspectos: o contexto de produção da obra literária; a circulação da obra e o “mercado literário”; ensino, crítica e recepção da obra literária.
  • Teoria, crítica sociológica e abordagens contemporâneas
Discussão teórica das principais correntes de pensamento crítico voltadas à explicação do fenômeno literário em relação ao contexto social e histórico; abordagem das especificidades do momento contemporâneo no que se refere ao desenvolvimento do pensamento teóricoliterário de escopo social e político.