Chamada de Trabalhos – Revista Desassossego números 20 e 21
 

Home » Chamadas de Trabalhos » Chamada de Trabalhos – Revista Desassossego números 20 e 21

Chamada de Trabalhos – Revista Desassossego números 20 e 21

30 de julho de 2018
 

Caros pesquisadores,

Temos o prazer de convidá-los a participar das próximas edições da Revista Desassossego (ISSN: 2175-3180 – QUALIS B2 em Linguística e Literatura; B3 em História), periódico do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo – USP, cujos temas explicamos abaixo:

Chamada Desassossego n. 20 – Literatura Portuguesa e História

Desde Aristóteles, história e literatura são comparadas e postas em perspectiva, em razão do diálogo estabelecido pela proposta de se narrar, respectivamente, o que aconteceu e o que poderia ter acontecido. Na literatura portuguesa, em particular, esse diálogo foi bastante profícuo: pensa-se, por exemplo, no mais canônico dos textos portugueses, Os Lusíadas, no qual Camões mistura o histórico ao mítico numa linguagem poética. Já Alexandre Herculano e Camilo Castelo Branco, no século XIX, dedicam-se a recontar acontecimentos históricos ou numa ambientação que recupera aspectos de outrora, inserindo-se no nascente gênero conhecido como “romance histórico”, caminho que seria seguido por outras figuras essenciais para o contexto português ao longo dos séculos XX e XXI, como o laureado José Saramago, e diversos nomes de relevo da contemporaneidade, entre eles Mário de Carvalho, Miguel Real e Pedro Almeida Vieira. Tendo isso em vista, para seu vigésimo número, a Revista Desassossego propõe, aos pesquisadores interessados na literatura e nas artes portuguesas, repensar as relações entre essas duas grandes disciplinas afins, seja para se pensar o romance histórico, enquanto gênero capaz de revisitar a história, mas não somente. Interessam também artigos que pensem sobre o fato histórico na literatura ou ainda o literário em relatos históricos e historiográficos, e, por que não, na própria noção de história da literatura. Artigos que versem sobre outras questões, desde que dialoguem com a proposta do número, também serão muito bem-vindos.

PRAZO PARA ENTREGA: Os artigos, resenhas, entrevistas, textos ficcionais e poéticos para este número serão recebidos impreterivelmente até 30 de agosto de 2018. A publicação está prevista para dezembro de 2018.

_________________________________________________

Revista Desassossego n. 21 – 100 anos de Sophia de Mello Brayner Andresen

Em comemoração aos 100 anos de nascimento da célebre poeta portuguesa, Sophia de Mello Brayner Andresen, a Revista Desassossego convida a todos os professores e pesquisadores interessados em sua obra a submeterem artigos e ensaios que versem sobre sua importância, particularidades e inovações. Nascida em 1919, Sophia viria a falecer em 2004, tendo deixado imensa obra em verso e em prosa, pois, embora seja mais conhecida por seus poemas, também se dedicou à escrita de contos, peças de teatro e obras voltadas ao público infantil. Considerada um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa do século 20, é sem dúvida uma artista a ser celebrada. Serão aceitas contribuições de caráter diverso e variada abordagem teórica, privilegiando-se aqueles que trouxerem novos ares à já bem estabelecida crítica andreseniana. Artigos que trabalhem sua obra em perspectiva comparada também são bastante bem-vindos.

PRAZO PARA ENTREGA: Os artigos, resenhas, entrevistas, textos ficcionais e poéticos para este número serão recebidos impreterivelmente até 30 de novembro de 2018. A publicação está prevista para junho de 2019.

_________________________________________________

Vale lembrar que a Revista Desassossego publica EXCLUSIVAMENTE textos que se debrucem sobre a literatura e/ou arte e/ou cultura portuguesa. Artigos em perspectiva comparada serão aceitos, desde que ao menos um dos objetos principais de análise seja português. Artigos dedicados exclusivamente ou prioritariamente a obras de autores de outras nacionalidades serão recusados.

Ressaltamos que todos os textos devem ser enviados no formato Word (ou similar executável em Office) e de acordo com as normas de publicação da revista (disponíveis em: http://revistas.usp.br/desassossego/about/submissions#onlineSubmissions) e devem ser submetidos pelo site (é necessário o cadastro do usuário. FAVOR PREENCHER TODO O FORMULÁRIO). Os artigos serão avaliados pelo sistema de duplo cego (double blind review). Os que não obedecerem às normas serão recusados. Quaisquer dúvidas, basta entre em contato com nossos editores pelo endereço desassossego.revista@gmail.comou por nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/desassossego.usp/.

Lembramos ainda que, por determinação da CAPES, a revista exige dos autores vínculo ativo com programa de pós-graduação para mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, ser egresso de até três anos (no caso de mestres sem vínculo institucional), ou ter o título de doutor.