Chamada de Trabalhos – Revista Fórum Identidades
 

Home » Chamadas de Trabalhos » Chamada de Trabalhos – Revista Fórum Identidades

Chamada de Trabalhos – Revista Fórum Identidades

9 de fevereiro de 2018
 

Revista Fórum Identidades – ISSN 1982-3916
Endereço: 
https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/index

Este periódico tem duas partes:

I – Dossiê temático – Sempre divulgado previamente sobre questões de Educação, Ensino, Letras e Literatura, Cinema diversidade cultural, tendo como foco os espaços e os deslocamentos identitários debatidos por diferentes áreas: Educação, Letras, Interdisciplinar, Comunicação, Sociologia, Artes, entre outras.

II – Seção Livre – artigos com diferentes enfoques sobre Identidades, Diferenças e Alteridades.

Este periódico aceita artigos que abordem, prioritariamente, questões acerca da diversidade cultural, identidades, questões de gênero, étnico-raciais, sexuais,  de diferentes áreas: Interdisciplinar, Letras, Ensino, Educação,  entre outros.

Endereço: http://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/index

CHAMADA Volume 26 – jan-abr de 2018 – 
Organizador: Prof. Dr. Carlos Magno Gomes (UFS/CNPq)

DossiêLeitura e intertextos culturais de gênero e étnico-raciais

O Ensino de Leitura demanda uma formação crítica do leitor. Tal formação é possível pela via dos multiletramentos e das dinâmicas dos textos multimodais. Além disso, os multiletramentos abrem espaço para a inclusão das questões identitárias e divulgação dos direitos humanos no espaço da Escola. Com esse recorte cultural, espera-se a contribuição de  artigos inéditos sobre Leitura e questões de gênero e violência doméstica, envolvendo o debate acerca de como a mulher é representada em textos literários e midiáticos; leitura e questões afro-brasileiras, valorizando a cultura e as identidades afro-brasileiras; leitura e propostas de multiletramentos, apresentando abordagens de ensino que visem superar as dificuldades de aprendizagem de escolas periféricas. O artigo pode ser dividido em duas partes: uma metodológica, que aprofunde a reflexão em torno de conceitos e propostas teóricas sobre leituramultiletramentosquestões étnico-raciais e de gênero; e outra prática que apresente a análise crítica da intervenção de ensino de leitura.

Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas nas diversas áreas, como: Letras, Linguística, Literatura, Ensino, Interdisciplinar, Sociologia, Antropologia e áreas afins.

Prazo final para recebimento de artigos para vol 26: 15/03/2018

Meio de envio: somente com envio para o e-mail do organizador deste volume: calmag@bol.com.br