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Chamada de Trabalhos – Revista Linguagens & Cidadania

7 de abril de 2018
 

CHAMADAS PARA PUBLICAÇÃO: CHAMADA PARA EDIÇÃO NORMAL

A revista Linguagens & Cidadania abre chamada para publicações relativas à edição v. 20, ano de 2018.

Neste ano, aceitam-se artigos de tema livre, desde que atendam ao escopo da revista.

As submissões deverão ser feitas através do link:

http://periodicos.ufsm.br/LeC/about/submissions#onlineSubmissions

O prazo para submissão de trabalhos vai até 30 de abril de 2018.

Provável publicação: 31 de agosto de 2018.

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CHAMADAS PARA PUBLICAÇÃO: CHAMADA PARA EDIÇÃO ESPECIAL 2018

A revista Linguagens & Cidadania abre chamada para publicações relativas ao número especial da edição v. 20, ano de 2018.

TÍTULO/TEMA: Questões teórico-metodológicas sobre  ensino,  aprendizagem e  avaliação de línguas adicionais

EMENTA: O termo “línguas adicionais” sugere a adição de outras línguas ao repertório do falante, englobando, assim, línguas estrangeiras, segundas línguas, línguas de herança, línguas de acolhimento e outras perspectivas relativas às línguas não maternas, com os respectivos referenciais teóricos que orientam as suas análises. São, portanto, do interesse deste número da revista, artigos que tragam resultados de análises e que discutam questões como, por exemplo, (1) com que objetivos os estudantes buscam aprender outras línguas e qual a relação entre esses objetivos e o processo de aprendizagem?; (2) que expectativas os estudantes têm em relação à condução do curso que seguem?; (3) que hipóteses os estudantes constróem acerca da organização da língua/cultura em estudo?; (4) como as diferentes metodologias utilizadas pelos professores podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes? (5) com que ferramentas o docente pode oferecer ao estudante oportunidades de desenvolvimento de consciência linguística?; (6) como lidar com a heterogeneidade linguística no contexto de educação em línguas adicionais? (7) de que formas o material didático utilizado pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem?; (8) de que formas a avaliação pode se constituir como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem?; (9) como a avaliação em línguas adicionais pode implicar diferentes visões de língua e diferentes entendimentos sobre o significado de proficiência?; (10) como os exames de proficiência operacionalizam as diferentes orientações teóricas sobre proficiência em línguas adicionais?

Organizadoras: Luciana Pilatti Telles (FURG), Juliana Roquele Schoffen (UFRGS) e Tatiana Keller (UFSM)

Prazo para submissão: 31 de agosto de 2018.