Divulgação: Simpósio A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: DAS PROPOSTAS DE COLABORAÇÃO ÀS PESQUISAS
 

Home » Eventos » Divulgação: Simpósio A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: DAS PROPOSTAS DE COLABORAÇÃO ÀS PESQUISAS

Divulgação: Simpósio A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: DAS PROPOSTAS DE COLABORAÇÃO ÀS PESQUISAS

30 de julho de 2018
 

Divulgamos o simpósio “A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: DAS PROPOSTAS DE COLABORAÇÃO ÀS PESQUISAS”, que é coordenado pelas professoras doutoras Lília Santos Abreu-Tardelli (UNESP), Solange Aranha (UNESP) e Suzi Marques Spatti Cavalari (UNESP) e está recebendo propostas de comunicações para serem apresentadas durante o VII SIMELP. O evento acontecerá de 20 a 24 de agosto de 2019 em Porto de Galinhas. A data final para o recebimento de propostas é 15/10/2018.
 
Resumo:  Este simpósio tem como objetivo geral apresentar resultados de pesquisas e/ou relatos de experiência sobre a formação de professores de línguas no escopo da linguística aplicada. Dentro dessa perspectiva, as coordenadoras desta proposta, pesquisadoras dos grupos ALTER-FIP (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações – Formação, Intervenção e Pesquisa) e Teletandem: Transculturalidade das interações online via webcam, ambos cadastrados no CNPq, compreendem que o cenário sócio-histórico nos conclama a (re)inventar os espaços de formação, utilizando-nos das tecnologias de comunicação e informação, ou recriando os espaços tradicionais, tanto do ponto de vista da efetivação da formação quanto da geração de dados para fomentar pesquisas que possam apontar caminhos por meio das línguas, entre elas e com elas. Colocando a linguagem como a atividade motora central nesses processos, o presente simpósio busca apresentar, discutir e possibilitar reflexões teórico-metodológicas sobre espaços colaborativos de ensino e aprendizagem entre instituições e entre agentes da educação. Com isso, pretende-se abrir espaço para a discussão de diferentes abordagens teórico-metodológicas que apontem possibilidades de colaboração em variados cenários educacionais (presenciais ou a distância) na formação de professores de línguas (materna, estrangeira, segunda língua, língua de herança), assim como de ferramentas que possibilitem a formação docente (inicial e continuada) e discente (básica ou superior).
 
As normas para submissão dos trabalhos estão disponíveis em http://www.simelp.com.br/modalidades/ .