Boletim da AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese – Especial: 10 anos AOTP, Maio de 2017 – Número 40 – Ano VIII

Postado por ANPOLL Secretaria em 22/maio/2017

Boletim da AOTPAmerican Organization of Teachers of PortugueseEspecial: 10 anos AOTPMaio de 2017 ...

Caros colegas,

 

Este ano, a American Organization of Teacher os Portuguese celebra 10 anos e, por isso, a cerimônia de atribuição dos Prêmios AOTP 2017 de excelência no ensino de português nos Estados Unidos foi muito especial.

É com prazer que anuncio os vencedores nacionais dos prémios AOTP 2017 de excelência no ensino de português nos Estados Unidos. Depois das nomeações e da votação dos membros da AOTP, os resultados são os seguintes:

 

Organização Comunitária com programa de Língua Portuguesa: Escola Lusitânia – Long Branch, NJ. [É a escola do Portuguese Club of Long Branch em New Jersey e tem aulas de língua portuguesa e História. Foi através de um projeto dos alunos desta escola que o Museu da Madame Tussauds em New York adicionou à exposição uma estátua de Cristiano Ronaldo.]

 

Escola pública K-12 com programa de Língua Portuguesa: East Providence High School – Providence, RI [A East Providence High School e tem uma presença histórica na comunidade, oferecendo português há muitas décadas. É uma mais valia para o ensino de português nos EUA.]

 

Universidade com programa de Língua Portuguesa: University of Massachusetts, Dartmouth – Dartmouth, MA [Tem um excelente e diversificado Programa de Português, abrangendo a língua e culturas de todos os países de língua portuguesa. Marca presença na comunidade de língua portuguesa local através de atividades muito diversificadas, que a colocam entre os melhores programas de português nos EUA.]

 

Professor nível fundamental ou médio: Raquel Rosa – Escola Lusitânia, NJ [É um exemplo em termos de energia, iniciativa e capacidade de realização. A quantidade de projetos extra-curriculares que oferece aos alunos, desde visitas a eventos importantes, até à organização de festivais etc. cria muitas oportunidades de aprendizado para os alunos.]

Na categoria de Professor de nível universitário, os vencedores foram: Luana Reis e Luis Bravo, da University of Pittsburgh, PA.

 

[Luana e Luis organizaram este ano o primeiro “Seminar on Cultures of the Lusosphere” na University of Pittsburgh, que é um modelo de trabalho para outras universidades. A possibilidade de interação e compartilhar é um exemplo para todos os que trabalham com a língua portuguesa nos EUA.]

No Projeto de Iniciativa Educacional, a instituição vencedora foi: Illinois Portuguese Language Connection, Northwestern University, The University of Chicago, and University of Illinois at Urbana-Champaign, IL. [Acontece desde 2013 e é um grande exemplo de cooperação e colaboração regional

entre três programas de língua portuguesa. Reúne alunos de português das três maiores universidades em Illinois para uma tarde de interação em língua portuguesa, e reforça a presença do português nas três instituições.]

 

Publicação acadêmica: “Como manter e desenvolver o português como língua de herança” de Ana Lúcia Lico e Ivian Boruchowski. [É um manual de trabalho para ser usado nas comunidades de língua portuguesa nos EUA. É uma ferramenta, tanto para pais quanto professores, que orienta como trabalhar o ensino e manutenção da língua portuguesa com falantes de herança.]

Prêmio especial da AOTP: ABRACE – Associação Brasileira de Cultura e Educação, Washington, DC. [A AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese reconhece o excelente trabalho da ABRACE no ensino de português como língua de herança e o distingue como um modelo a ser seguido em todos o país.]

 

A  cerimônia formal aconteceu no dia 6 de maio, às 19 horas, no Broward Center of Performing Arts,  Riverview Ballroom,  201 SW 5th Ave – Fort Lauderdale.

Informo, ainda, que, neste momento, os palestrantes no VI EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português e no I Simpósio de Português como Língua de Herança estão no processo de se registar. Entretanto, confirmo que o Professor Nelson Viana (Universidade Federal de São Carlos, Brasil) será o palestrante convidado do VI EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, e a Professora Teresa Ferreira (Universidade de Aveiro, Portugal) será a palestrante convidada do I Simpósio de Português como Língua de Herança. O programa do VI EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português já está online na nossa página.

 

Tenho ainda o grande prazer de anunciar que o American Councils for International Education vai apresentar o novo exame NEWL: Portuguese na abertura do VI EMEP. Este exame é comparável aos tradicionais AP Exams, e permite que os alunos das escolas comunitárias, secundárias, ou mesmo independentemente, possam receber créditos universitários ou completar o requisito de língua estrangeira que muitas universidades têm.

 

Finalmente, a AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese tem abertas as candidaturas para quatro bolsas de viagem, no valor de $500 cada uma, a todos os membros da AOTP que queiram apresentar o seu trabalho no VI EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português. As bolsas destinam-se a professores e estudantes e vão ajudar a financiar as viagens dos autores.

 

Um abraço,

Luis Gonçalves
Presidente da AOTP

 

This is the divider

WEBINAR – AOTP

 

Este ano, a AOTP organiza 10 webinários sobre o ensino de português como língua estrangeira e língua de herança. Vão decorrer um por mês até ao final do ano. Qualquer colega que tenha interesse pode participar, não é necessário ser membro da AOTP. Inscreva-se! Esta iniciativa só foi possível graças ao apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

 

Confira a agenda para você participar dos próximos Webinários:

 

No dia 15 de junho, 20175:00PM (EST), a professora Luana Reis, da University of Pittsburgh, EUA, vai apresentar o Webinar: “Teaching to transform: Portuguese language teaching and social responsibility“.

 

 

 

 

No dia 12 de julho, 2017 – 5:00PM (EST), a professora Megwen Loveless, da Tulane University, EUA, vai apresentar o Webinar: “Reuse, Reduce, Recycle: Make the most of your class plans when revamping your courses““.

This is the divider

Coluna Nosso Idioma

A AOTP tem um espaço no website do jornal Gazeta Brazilian News: a coluna “Nosso Idioma”.

Com isso, temos a oportunidade de divulgar e promover a Língua Portuguesa em nossa comunidade, nos Estados Unidos.

 

Então, se você quiser publicar, a direção da AOTP está aceitando textos para a coluna. Vale lembrar que não é preciso ser associado para contribuir. Para mais informações ou para enviar seu texto para avaliação, entre em contato pelo e-mail

boletim@aotpsite.net

This is the divider

 

Em 2017, o VI EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português e o I Simpósio de Português como Língua de Herança, organizados pela AOTP, vão acontecer nos dias 4 e 5 de agosto de 2017, na Florida International University, em Miami, na Flórida.

 

Para conferir a programação do VI EMEP, clique aqui.

 

Ainda dá tempo de você participar como ouvinte e associar-se à AOTP.

 

A participação no VI EMEP como ouvinte custa USD40. O valor, além da inscrição, inclui a associação anual à AOTP.  Veja alguns benefícios que todo associado tem:

 

  • Edições do Boletim da AOTP (disponível on-line);
  • Participação no EMEP como ouvinte gratuitamente;
  • Taxas de inscrição reduzidas para apresentar no EMEP;
  • Elegibilidade para se candidatar e votar em qualquer lugar da diretoria e do Conselho Consultivo;
  • Taxas de inscrição grátis ou reduzidas para as ações de formação regionais e ações de formação virtuais da AOTP;
  • Acesso ao Portuguese Language Journal, a nossa publicação profissional;
  • Acesso à lista de empregos, calendário de eventos, biblioteca digital, webminars etc (disponível on-line www.aotpsite.net);
  • Preços reduzidos nos produtos e eventos organizados pelos nossos parceiros.

 

Vale lembrar que o VI EMEP é um evento dedicado ao ensino da língua portuguesa que reúne profissionais de todo o mundo com o objetivo de promover o trabalho colaborativo e cooperativo. O encontro é um espaço no qual novos recursos e materiais são apresentados por editores, instrutores e pesquisadores da área.

 

This is the divider

Kimberly Green Latin American and Caribbean Center

at Florida International University

II CONFERENCE PERSPECTIVES OF TEACHING PORTUGUESE AT MAINSTREAM SCHOOLS: SHAPING THE CURRICULUM, INSTRUCTION, AND ASSESSMENT

 

Entre os dias 28 e 29 de janeiro de 2017, dezenas de professores se encontraram na Florida International University (FIU) para dialogar sobre o ensino de língua portuguesa em escolas bilíngues de ensino fundamental.

 

O evento realizou-se devido ao apoio da AOTP, do Departamento de Línguas Modernas da FIU, da Escola de Educação e de Desenvolvimento Humano da FIU, do Consulado Geral do Brasil em Miami e da Portuguese International Parents Association, PIPA.

O evento ampliou a discussão estabelecida no primeiro encontro. Em 2016, as escolas de imersão de Língua Portuguesa nos EUA se reuniram para apresentarem aspectos de seus currículos e iniciarem um diálogo.

Nesse segundo encontro, em 2017, as apresentações trataram sobre o ensino de gramática utilizando o “task-based approach”, sobre o ensino e as dificuldades de trabalhar vocabulário para que os alunos ultrapassem o nível intermediário de proficiência, sobre estratégias de ensino e sobre o uso do método “counterbalance” para o ensino de gramática.

Os apresentadores convidados para essa segunda conferência foram Dra. Melissa Baralt, professora de Linguística Aplicada da FIU e Dr. Eric Dwyer, professor e líder do Programa de TESOL da FIU. Como também, Jaime Leite, Diretora dos Programas de Imersão em Língua Portuguesa de Utah, e Silvia Juhas, autora de livro didático e consultora pedagógica de Utah.Tell your story. Use catchy text, bullets, links and more to bring your words to life.

This is the divider

Próximos eventos

III Encontro de Português para Falantes de Outras Línguas (III EPFOL)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Curitiba, Brasil

25-26 de Maio de 2017