Chamada de Trabalhos – Revista do GT Texto Poético

Postado por ANPOLL Secretaria em 12/out/2018

CHAMADA V. 15, N. 27 – 2019/02

A metapoesia é praticada desde os primórdios da escrita poética. A linguagem como centro de dominância do poema sempre foi preocupação dos poetas, sendo que a modernidade acentuou o emprego da metalinguagem e de procedimentos de manipulação do código linguístico e alcance da autorreferencialidade. Atitudes de combate e desconfiança das estéticas e prescrições passadas, projetos estéticos novos, filiação a determinados movimentos literários e poéticas são práticas que anunciam o estatuto epistemológico da metapoesia. Pensando nessas questões e nas reflexões sobre linguagem, voz de autoria, tradição e o contexto de produção do poema, este número da Revista Texto poético convida pesquisadores a problematizar a prática do metapoema, atentando para a reunião de estudos teóricos, críticos e analíticos sobre as seguintes tipologias de metapoemas:

a) poemas sobre poemas, evocados de modo explícito, velado ou metafórico para reflexão sobre a natureza e potencialidades expressivas do texto poético, sendo muitas vezes poemas de teor crítico e/ou encomiástico;

b) poemas sobre poéticas, sendo aqui pensados aqueles poemas que tratam da concepção de poesia do autor, a título de manifesto ou não;

c) poemas sobre poemas não escritos ou por escrever, sendo estes da ordem da expectativa, do desejo, de planejamento de projetos futuros, de reforço de traços e marcas do projeto poético do autor, como é exemplo “Último Poema”, de Manuel Bandeira.

d) poemas sobre a dificuldade ou a impossibilidade de escrever poesia, pautados nas crises, na insatisfação ou no silêncio criativo do poeta.

e) poemas palinódicos, em que estão presentes procedimentos de reformulação, recusa e/ou retratação de estilo, forma, tema e/ou modo de construção de poemas anteriormente escritos, Tais práticas apresentam motivos censórios, adesão a outras estéticas e éticas, ou ainda a procura de uma expressão mais adequada.

Sendo assim, serão aceitos artigos que contemplem a poesia em seus diversos exercícios de autorreflexão, sejam eles pautados em homenagem, reescrita, comentário, citação, poéticas por interposta pessoa, poemas não escritos ou por escrever, e outros procedimentos metapoéticos.

A Revista aceita também trabalhos sobre outros temas concernentes aos estudos de poesia para figurar na seção Vária.

 

Os artigos devem ser submetidos no próprio site da Texto Poéticohttp://revistatextopoetico.com.br/index.php/rtp

 

Período de submissão: de 01 de outubro a 30 de dezembro de 2018

Publicação: maio de 2019

Organizadoras do dossiê:

Clara Rowland (Universidade Nova de Lisboa – NOVA FCSH))

Fabiane Renata Borsato (Unesp de Araraquara, Brasil e ILCML – FLUP – Portugal)