Chamada de Trabalhos – Revista Scriptorium

Postado por ANPOLL Secretaria em 12/out/2018

Está aberta a chamada de artigos para o Volume 4, Número 2 da Scriptorium – revista de Escrita Criativa do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC-RS, que tem como tema Literatura e Política.
Data limite para submissão: 31 de outubro de 2018
Poucas vezes a política esteve tão presente na pauta brasileira como agora, seja em discussões públicas ou privadas. Naturalmente, os ecos dessas angústias reverberam na literatura. Se hoje já não está tão presente a figura do artista intelectual, que além de realizar seu trabalho artístico, reflete sobre a realidade social, não há dúvidas de que as tensões entre os papéis do artista e do crítico social não estão nem apagadas nem resolvidas. Por isso a Scriptorium convida artistas, estudantes de pós-graduação e professores a refletirem sobre os entrelaçamentos entre literatura e política. Pensamos política em sentido ampliado, envolvendo a política institucional, os movimentos sociais e identitários, os avanços e retrocessos no campo dos direitos humanos.
Sendo assim, existe literatura sem discurso político? O que diferencia arte politizada de arte panfletária? Como o cenário político influenciou e influencia a produção artística? Qual tem sido o lugar do artista nas relações sociais? Como pode o artista atuar nos planos éticos e estéticos? Especialmente nos dias de hoje, após um conturbado periodo político marcado por reviravoltas e situações pouco verossímeis, surgem ainda outras perguntas que interessam a artistas, em especial, escritores: como fazer ficção quando a realidade parece pouco realista? Haverá mudanças no estatuto do realismo e da verossimilhança? Em resumo, convocamos a comunidade acadêmica a pensar sobre como a obra de arte se dá em meio à conturbação política e instabilidade social.
Também permanece aberto o envio de textos, em fluxo contínuo, para outras seções da revista não associadas ao dossiê temático, incluindo textos criativos (ficção, poesia ou outras linguagens), artigos, resenhas, ensaios, traduções, entrevistas, manuscritos e outros documentos de processo (com comentário explicativo) dentro do escopo da Escrita Criativa e relativos à criação e recepção literária. A revista acolhe textos das áreas de concentração do Programa de Pós-graduação em Letras – Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa – e suas interfaces com áreas afins (como Filosofia, Comunicação, Psicologia, História, Ciências Sociais, Educação etc.).
Link para submissões: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scriptorium/about/submissions#onlineSubmissions