Chamadas de Trabalhos Revista da ABRALIN

Postado por ANPOLL Secretaria em 25/ago/2015

Publicação de novo número e chamada para publicação da Revista da ABRALIN

É com muita alegria que socializamos junto aos leitores interessados em questões científicas de linguagem a publicação do Volume XIV Número 01 de 2015 da Revista da Abralin. Essa edição foi organizada pelo Prof. Dr. Dermeval da Hora (UFPB/CAPES/CNPq) e conta com um denso número de artigos de renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre fonologia e variação. A edição é carinhosamente dedicada em memória aos Profs. Drs. Aryon Dall’Igna Rodrigues e Yonne Freitas Leite e poderá ser livremente acessada no link  http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/abralin/issue/view/1991

A Revista faz também uma chamada a todos os interessados em publicar artigos sobre “Problemáticas em torno da noção de autoria: alguns deslocamentos”, que poderão fazê-lo até 25 de setembro do corrente ano. Esse número será organizado pelas Profas. Dras. Fernanda Mussalim (UFU/CNPq) e Maura Alves de Freitas Rocha (UFU). Para a submissão os autores deverão observar a ementa a seguir:O tema da autoria suscitou, em pensadores de diferentes campos do saber, um número significativo de questões: O que é um autor? Pode-se, em qualquer circunstância, falar em autoria? O autor é uma figura histórica? Trata-se de uma noção jurídica? De uma assinatura na capa de um livro? Qual é a natureza da ligação entre um autor e sua obra?   De onde provém a legitimidade de um autor? O autor é o nome que se dá a um estilo? Ele detém a chave de sua obra, ou é o leitor que constrói o sentido? O autor é apenas uma criação moderna? Essas questões foram, de alguma maneira, tratadas por várias abordagens teóricas, de Aristóteles a Barthes, passando por Rabelais, Montaigne, Pascal, Rousseau, Hugo, Saint-Beauve, Proust, Foucault, Bakhtin, Borges, Genette, Chartier, Maingueneau, entre outros.  No Brasil, o tema ganhou uma relevância notável e um encaminhamento peculiar e tem sido abordado tanto por pesquisas que seguem os rumos clássicos das discussões sobre autoria, quanto por trabalhos que introduzem problemáticas novas – como a da autoria em textos escolares; a da relação entre processos editoriais e autoria, tradução e autoria, novos mídiuns e autoria. Este número temático da Revista da ABRALIN pretende colocar em cena algumas das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no país sobre autoria, recebendo artigos que possam ser agrupados em um dos seguintes eixos: i) autores fundadores da discussão sobre autoria; ii) problematizações em torno da noção de autoria; iii) a problemática da autoria em contexto escolar.

Para submeter um artigo, siga os seguintes passos:

1. Entre no site do SER, www.ser.ufpr.br

2. Digite nos dois espaços no alto à direita o seu login e a sua senha./ O sistema manda você para a “Página do Usuário”.

3. Estando na Página do Usuário, clique à esquerda em AUTOR / O sistema manda a você uma tela intitulada “Submissões ativas”.

4. Estando em “Submissões ativas”, clique em CLIQUE AQUI PARA INICIAR OS CINCO PASSOS DO PROCESSO DE SUBMISSÃO”.

5. O sistema manda a você a tela PASSO 1 – INICIAR A SUBMISSÃO. Daí para frente, é só seguir as instruções.

 

Além da submissão para o número sobre “Problemáticas em torno da noção de autoria: alguns deslocamentos” a Revista da Abralin recebe artigos sobre as mais diversas questões científicas de linguagem em fluxo contínuo.

Maiores informações podem ser obtidas pelo e mail baronas@ufscar.br