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Concurso Docente – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (Literatura Portuguesa e Língua Inglesa)

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul abriu concurso com 56 vagas para o cargo de Professor do Magistério Superior.

A cidade de Corumbá, na fronteira do estado de MS com a Bolívia, é sede do Campus do Pantanal (CPAN), que conta com duas vagas no certame: Outras Literaturas Vernáculas (Literatura Portuguesa) e Línguas Estrangeiras Modernas (Língua Inglesa).

As inscrições custam R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) e podem ser realizadas pelo website: http://concursos.ufms.br/

Para a inscrição, o candidato não precisa ter concluído a pós-graduação exigida, mas precisará comprovar estar regularmente matriculado em curso na área exigida. Para a posse, no entanto, o candidato deverá apresentar o diploma, em cumprimento a uma exigência do TCU.

As provas serão realizadas na cidade de Campo Grande/MS, conforme o calendário divulgado no Edital.

Informações sobre a vaga “Outras Literaturas Vernáculas”

 

UNIDADE: CPAN – Câmpus do Pantanal (Corumbá)ÁREA: Linguística e Literatura – Outras Literaturas Vernáculas

Nº VAGAS: 1

REGIME DE TRABALHO: Dedicação Exclusiva

CLASSE: Adjunto A

 

Pontos para a Prova Escrita e Didática (conforme o Edital):

1. A lírica trovadoresca e/ou suas leituras modernas e contemporâneas.

2. O teatro português de Gil Vicente.

3. A lírica camoniana e/ou suas reverberações modernas e contemporâneas.

4. O romance histórico de Alexandre Herculano diante das concepções do romantismo.

5. Cesário Verde e o esgotamento da poética do romantismo no século XIX.

6. Eça de Queiroz e o realismo literário português.

7. A heteronímia em Fernando Pessoa.

8. Portugal como metáfora na obra de José Saramago.

9. Tendências da poesia portuguesa do século XXI.

10. Fundamentos e práticas no ensino de literatura.

 

1. ABDALA JÚNIOR, B. História social da Literatura Portuguesa. 3. ed. São Paulo: Ática, 1990.

2. CASTRO, A.P. de. Retórica e teorização literária em Portugal. Do Humanismo ao Neoclassicismo. Coimbra: Centro de Estudos Românicos, 1973.

3. CIDADE, H. Luis de camões: o lírico. 2 ed., Lisboa: Bertrand, 1957.

4. COELHO, E.. “Teorias da Presença.” A letra literal: ensaios sobre a literatura e seu ensino. Lisboa: Moraes Editora, 1979.

5. COELHO, J. do P. (Dir.). Dicionário de Literatura Portuguesa. V.5, 3. ed. Porto, Portugal: Figueirinhas, 1978.

6. COSTIGAN, L.H. (org.). Diálogos da Conversão: missionários, índios, negros, judeus no contexto ibero-americano do período barroco. Campinas: EdUnicamp, 2005.

7. JÚDICE, No. Viagem por um século de literatura portuguesa. Lisboa: Relógio d’Água Editores, 1997.

8. LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2010.

9. LÓPES, O. (Dir.). História da Literatura Portuguesa. Lisboa: Alfa, 12 v.

10. LOPES, O.; SARAIVA, A.J. História da Literatura Portuguesa. 17. ed. 5. reimpressão. Porto, Portugal: Porto Editora, 2017.

11. LOURENÇO, E. Mitologia da Saudade. Seguido de Portugal como destino. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

12. MACHADO, Á.M.. Dicionário de Literatura Portuguesa. Lisboa: Presença, 1996.

13. MARINHO, M. de F. História da Literatura Portuguesa – As Correntes Contemporâneas. Vol. 7 (dir. de, em colaboração com Óscar Lopes). Lisboa: Alfa, 2002.

14. MARINHO, M. de F. History and Myth – The Presence of National Myths in Portuguese Literature. Munique: Martin Meidenbauer Verlagsbuchhandlung, 2008.

15. MARINHO, M. de F. Um Poço sem Fundo – Novas Reflexões sobre Literatura e História. Porto: Campo das Letras, 2005.

16. MOISÉS, C.F. O desconcerto do mundo: do Renascimento ao Surrealismo. São Paulo: Escrituras, 2001.

17. MOISÉS, M. A literatura portuguesa em perspectiva. V. IV. São Paulo: Atlas¸ 1994.

18. MOISÉS, M. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1999.

19. MOREIRA, M. As Armas e os Barões Assinalados: Poesia Laudatória e Política em Camões. In: Camoniana, 3ª série, v. 16, 2004, Bauru, p.129-164.

20. PERRONE-MOISÉS, L. Fernando Pessoa: aquém do eu, além do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

21. REIS, C. (Org.). História Crítica da Literatura Portuguesa. v. 5, Lisboa: Verbo, 1998-2005.

22. SARAIVA, A.J.S. História da literatura portuguesa. Porto: Porto Editora, 1986.

23. SARAIVA, A.J. Luís de Camões: estudo e antologia. 3. ed. Lisboa, PT: Liv. Bertrand, 1980. 269 p.

24. SARAIVA, A. O Modernismo Brasileiro e o Modernismo Português. Campinas, SP: Unicamp, 2004.

25. TELES, G.M. Camões e a poesia brasileira. 2. ed. São Paulo, SP: Quíron, Brasília, DF: INL, 336 p. (Logos), 1976.

26. VERDE, C. Obra poética integral (1855-86) – Texto definitivo. Ricardo Daunt (Org.). Lisboa: Dinalivro.

27. ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino de literatura. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2012.

 

Formação/Titulação exigida:

1. Graduação em: Letras; e

2. Doutorado em Área de Avaliação: Linguística e Literatura.

Informações sobre a vaga “Línguas Estrangeiras Modernas (Língua Inglesa)

UNIDADE: CPAN – Câmpus do Pantanal (Corumbá)

ÁREA: Linguística e Literatura / Línguas Estrangeiras Modernas – Língua Inglesa

Nº VAGAS: 1

REGIME DE TRABALHO: Dedicação Exclusiva

CLASSE: Adjunto A

Pontos para a Prova Escrita e Didática (conforme Edital):

1. Aspectos fonéticos e fonológicos da língua inglesa.

2. Aspectos morfológicos da língua inglesa.

3. Aspectos sintáticos da língua inglesa.

4. Fundamentação teórica e prática do ensino de língua inglesa nos anos iniciais.

5. Fundamentação teórica e prática do ensino de língua inglesa no ensino fundamental.

6. Fundamentação teórica e prática do ensino de língua inglesa no ensino médio.

7. Uso de novas tecnologias para o ensino de língua inglesa.

8. Diferentes métodos de ensino de língua inglesa.

9. Estudo e avaliação dos PCNs para o ensino de língua estrangeira.

10. Abordagens, métodos e técnicas de Língua Inglesa Instrumental.

1. ABRAÃO, M.H.V. (Org.). Prática de ensino de língua estrangeira – experiências e reflexões. Campinas SP: Pontes e Artelíngua, 2004.

2. ALMEIDA FILHO, J.C.P. O professor de língua estrangeira em formação. Campinas, SP: Pontes e Artelíngua, 1999.

3. ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 3. ed. Campinas, SP: Pontes e Artelíngua, 2002.

4. ALMEIDA FILHO, J.C.P. Linguística aplicada – ensino de línguas e comunicação. Campinas, SP: Pontes e Artelíngua, 2005.

5. BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

6. BROWN, H.D. Principles of language learning and teaching. 3. ed. New Jersey: Prentice Hall, 1994.

7. BROWN, H.D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 2. ed. New York: Longman, 2001.

8. DOFF, A. Teach English: a training course for teachers. Cambridge: Cambridge University, 1989.

9. HANCOCK, M. English pronunciation in use. Cambridge: Cambridge University, 2003. KENWORTHY, J. Teaching English pronunciation. London: Longman, 1987.

10. LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 2000.

11. MURPHY, R. English grammar in use. A self-study reference and practice book for intermediate students. 2. ed. Cambridge: Cambridge University, 1991.

Formação/Titulação exigida:

1. Graduação em: Letras; e

2. Doutorado em Área de Avaliação / Área Básica: Linguística e Literatura / Línguas Estrangeiras Modernas ou Letras ou Linguística ou Linguística Aplicada.

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