Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística
CARO VISITANTE, ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

Home » História

História

Nos dias 21 e 22 de maio de 1984, professores das áreas de Letras e Linguística, reunidos em Brasília, na sala 104 da FUNCEP, fundaram a ANPOLL – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística. Em 2018, a ANPOLL completou 34 anos de atuação como entidade representativa dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística.

No momento, são 135 os Programas filiados à ANPOLL. Na esfera intelectual e acadêmica da Associação, a dinâmica fundamental é o trabalho dos GTs (Grupos de Trabalho) temáticos, que hoje somam 51.

A ANPOLL já realizou trinta e três Encontros Nacionais, seguindo basicamente a mesma sistemática: nos Encontros ocorridos em anos ímpares, os debates giram em torno da política de Pós-Graduação brasileira, estando reunidos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação e dos GTs; nos anos pares, a reunião dedica-se basicamente aos debates dos GTs e articulação de seus trabalhos, havendo, também, alguns trabalhos de ordem política.

A Diretoria da ANPOLL tem mandato de dois anos, sendo eleita com base em um programa de gestão, submetido à Assembleia da Associação.

A principal finalidade da ANPOLL é representar politicamente Programas de Pós-Graduação em Letras e Lingüística.