III Seminário de Memória Social

Postado por ANPOLL Secretaria em 09/jan/2018

Primeira Carta Circular do III Seminário de Memória Social

É com satisfação que anunciamos III SEMINÁRIO EM MEMÓRIA SOCIAL (III SIM), a ser realizado de 15 a 18 de maio de 2018, na Universidade Federal do Estado do Rio Janeiro, com o tema “Memória e Turismo: roteiros, trajetórias, discursos e subjetividades em construção”. Nesta terceira edição, o III SIM coloca-se como um fórum de discussões dos desdobramentos da relação memória e turismo tendo como provocador o caso do Cais do Valongo.

O processo de inscrição do Cais do Valongo (RJ), principal ponto de desembarque de africanos escravizados e atual Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, na lista do patrimônio mundial da humanidade, revela um conjunto de questões que favorece a reflexão acerca de temas como diáspora africana, construção de subjetividades, memórias traumáticas, regimes de patrimonialização, políticas de planejamento urbano, entre outras.

Em todas as discussões dessa natureza, quando atreladas ao caso do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, o turismo irrompe, ora como discurso de compartilhamento de uma memória que objetiva processar um traumatismo, ora como elemento memorial que rememora eventos trágicos e conflitivos ou ainda em discursos de mercantilização de memórias. Pelo exposto, as contribuições que o evento irá facultar reside sobretudo no ineditismo da reflexão entre memória e turismo

No III SIM, teremos conferências, mesas-redondas, comunicações individuais, lançamento de livros e atividades artístico-culturais. Solicitamos ampla divulgação do evento e, em breve, lançaremos a Segunda Circular com mais informações a respeito das inscrições. Aguardem!

Comissão Organizadora

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em Memória Social

Avenida Pasteur, 458 – Urca CEP 22.290.040 – Rio de Janeiro, RJ – Brasil