IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO e I COLÓQUIO NACIONAL DE IMPRENSA FEMININA

Postado por ANPOLL Secretaria em 05/fev/2018

IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO – Descolonização, Gênero, Corporeidade e Resistência
I COLÓQUIO NACIONAL DE IMPRENSA FEMININA
HOMENAGEADAS:
Escritoras Latino-Americanas
TERESINA-PIAUI-BRASIL

I CIRCULAR DO ICILG
ICILG.UESPI.BR
Período: 5 a 7 de setembro de 2018
Estrutura do evento:
• Conferências
• Mesas Redondas
• Mesa-Plenárias
• Simpósios
• Pôsteres
• Sessões de comunicações livres
• Minicursos/Workshops
• Lançamentos de livros
• Exposições
• Feira de Artesanato
• Mostra de Filmes Latino-Americano

REALIZAÇÃO:
NELG – Núcleo de Literatura e Gênero
Mestrado Acadêmico em Letras / UESPI
NELIPI – Núcleo de Estudos Literários Piauiense

Apoio:
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI – Universidade Federal do Piauí
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC– Universidade Federal do Ceará
ADHILAC – Associação dos Historiadores da América Latina

LOCAL: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – TERESINA – PIAUÍ – BRASIL

INFORMAÇÕES E NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTAS DE MESAS REDONDAS E SIMPÓSIOS
Poderão propor mesas redondas e simpósios doutores ligados a grupo de pesquisa ou de trabalho relacionados aos eixos temáticos do evento.

EIXOS TEMÁTICOS:

1. RELAÇÕES DE GÊNERO NA LITERATURA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA;
2. DESCOLONIZAÇÃO NA LITERATURA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA;
3. PROBLEMAS TEÓRICOS NOS FEMINISMOS;
4. LITERATURA FEMININA AFRO-LATINA;
5. LITERATURAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE;
6. LITERATURA E IMPRENSA FEMININA NOS SÉCULOS XIX E XX;
7. GÊNERO NA LITERATURA PORTUGUESA;
8. LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA;
9. GÊNERO E ETNIA NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL;
10. LITERATURA INFANTO-JUVENIL E A ABORDAGEM SOBRE GÊNERO NA ESCOLA;
11. COLONIALIDADE E DESCOLONIALIDADE NAS LITERATURAS CONTEMPORÂNEAS;
12. DISCURSO DE GÊNERO NAS LITERATURAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS;
13. GÊNERO E ETNIA NA LITERATURA BRASILEIRA DE AUTORIA FEMININA;
14. A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NA LITERATURA DE AUTORIA MASCULINA;
15. SEXUALIDADE FEMININA COMO TEMÁTICA NAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA;
16. GÊNERO, SEXUALIDADES E CORPO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA;
17. FALAS DE GÊNERO NAS RELAÇÕES DE ENSINO E LITERATURA;
18. GÊNERO E LITERATURA NO DISCUSO PUBLICITÁRIO;
19. MULHER E LITERATURA NO CONTEXTO DE GUERRA;
20. IMAGENS DISCURSIVAS DO CORPO NA LITERATURA E OUTRAS ARTES;
21. LITERATURA QUEER E AS RELAÇÕES DE GÊNERO;
22. A CRÍTICA FEMINISTA NA LITERATURA;
23. RELAÇÕES DE GÊNERO NA LITERATURA DO MUNDO ANTIGO;
24. LITERATURA, ESPAÇO E MEMORIAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO;
25. CORPOREIDADES E RESISTÊNCIAS NAS LITERATURAS DE AUTORIA FEMININA;
26. HISTÓRIA E FICÇÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO.

DAS MESAS REDONDAS:

• A mesa deverá ser composta por 4 (quatro) Doutores (incluindo o proponente).
• A proposta deverá conter entre 150 (cento e cinquenta) e 300 (trezentas) palavras, além de palavras-chave.
• O proponente deverá enviar o resumo da comunicação de cada participante, contendo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, além das palavras-chave.
• As mesas redondas, cujos proponentes tiverem vínculo institucional distinto entre si, terão prioridade no aceite.
• O proponente desempenhará a função de coordenador da mesa redonda e receberá certificado por esta atuação.

A FICHA DE PROPOSTA DE MESAS REDONDAS estará disponível, a partir de 31/01/2018 na página do evento (icilg.uespi.br). Deverá ser encaminhada, em arquivo anexo, devidamente preenchida, no formato .doc para o icilg.uespi@gmail.com até 15/04/2018. A Comissão Organizadora enviará carta de aceite aos coordenadores das mesas selecionados até o dia 20 de maio de 2018. Os coordenadores e membros das mesas não pagarão inscrição no referido evento.
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DOS SIMPÓSIOS:
Os Simpósios deverão ser organizados e coordenados por dois professores doutores de instituições diferentes.
A FICHA DE PROPOSTA DE SIMPÓSIO estará disponível, a partir de 31/01/2018 na página do evento (icilg.uespi.br). Cada Simpósio poderá ser coordenado por dois professores doutores de instituições diferentes. As propostas de Simpósio deverão ser enviadas à Comissão, através do site citado acima, no período de 31/01/2018 a 18/03/2018. A Comissão Organizadora enviará carta de aceite aos coordenadores dos Simpósios selecionados até o dia 22 de março de 2018. Os coordenadores do simpósio não pagarão inscrição no referido evento.
O período de inscrição de trabalhos nos simpósios será de 23/03/2018 a 30/05/2018.
OBSERVAÇÃO: Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos (autoria individual e coautoria). Cada autor ou coautor deverá estar devidamente inscrito no evento e presente durante a apresentação do trabalho para ter direto a certificação.
Os coordenadores de Simpósios terão até o dia 14 de junho de 2018 para analisar as propostas de comunicações recebidas e para apresentar a composição final dos seus Simpósios.
Será de competência e responsabilidade dos coordenadores dos Simpósios a avaliação e a seleção dos resumos (no mínimo 10 e, no máximo, 20 participantes), bem como a seleção e a avaliação dos trabalhos completos submetidos à publicação em forma de Anais.
Os Simpósios que não receberem o número mínimo de inscrições até a data prevista no cronograma serão cancelados, e os resumos a eles submetidos poderão ser remanejados, a critério da Comissão, para outros Simpósios que abranjam temática similar indicada por seu autor. A avaliação dos resumos submetidos será realizada exclusivamente pelos coordenadores do Simpósio e somente por meio da página do evento. A relação dos trabalhos de cada Simpósio será divulgada no site do evento até 30/06/2018. Os trabalhos considerados excedentes/não selecionados durante a avaliação dos coordenadores de Simpósios, mediante a reavaliação da Comissão Organizadora do evento, poderão ser remanejados para outro Simpósio afim ou recusados, conforme os critérios de seleção da Comissão.
Alunos de graduação não poderão se inscrever em Simpósios, podendo, portanto, inscrever para apresentação de Pôster, mediante a orientação de professores (mestres ou doutores. Contudo, alunos que desenvolvem ou desenvolveram projetos de iniciação científica e trabalhos resultantes de TCCs poderão apresentar uma proposta de trabalho na Sessão de Comunicação, conforme o aval do seu orientador.

COMITÊ CIENTÍFICO DO EVENTO
O Comitê Científico será constituído pelos membros da Comissão Organizadora do evento e pelos coordenadores dos Simpósios.

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS

• A Comissão publicará os trabalhos apresentados nos Simpósios em forma de Anais no prazo aproximado de três meses após o evento.
• Os participantes que desejarem ter seus textos publicados terão prazo de sete dias após o término do evento para enviar o arquivo com o trabalho.
• O coordenador do simpósio poderá sugerir alterações no texto e, em um prazo final de trinta dias após o término do evento, os textos deverão estar finalizados.
• Os trabalhos dos alunos de graduação serão publicados na forma de resumos expandidos (4 páginas).

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DOS SIMPÓSIOS (SOMENTE PARA COORDENADORES)
O resumo de proposta de Simpósio deverá conter:
a) Título.
b) Nome dos coordenadores, titulação, instituição de origem, CPF.
c) Resumo com 3000 a 4000 caracteres (com espaços).
d) Palavras-chave: 4 (quatro).

NORMAS DE ELABORAÇÃO DE RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES PARA OS SIMPÓSIOS
O resumo de proposta de comunicação para os Simpósios deverá conter:
a) Título.
b) Nome do (s) autor(es), instituição de origem, CPF.
c) Resumo com 1000 a 1700 caracteres (com espaços).
d) Palavras-chave: 4 (quatro).
Observação: alunos de graduação não poderão inscrever comunicações nos Simpósios.

NORMAS DE ELABORAÇÃO DE RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARTICIPANTES DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (SESSÕES DE COMUNICAÇÕES)

O resumo de proposta de comunicação para as Sessões de Comunicações deverá conter:
a) Título;
b) Nome do (s) autor(es), instituição de origem, CPF;
c) Resumo com 1000 a 1700 caracteres (com espaços);
d) Palavras-chave: 4 (quatro)
Observação: alunos de graduação não poderão inscrever comunicações nos Simpósios.

NORMAS DE ELABORAÇÃO DE RESUMOS DOS PÔSTERES, ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARTICIPANTES DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (SESSÕES DE COMUNICAÇÕES)

Poderão se inscrever, como expositores de pôster, alunos/as regularmente matriculados/as na graduação e graduados/as.
Cada trabalho poderá ter até 2 (dois) autores e o/a orientador/a. Na submissão do resumo, deve constar o nome do/a professor/a orientador/a ou responsável (Não é obrigatória a inscrição, no evento, de professor/a orientador/a ou responsável).
Os resumos deverão ser enviados para comissão científica do evento no endereço da página (icilg.uespi.br).
O resumo deverá conter os itens:
Título;
800 caracteres, incluindo palavras-chave e espaços simples;
4 (quatro) palavras-chave;
• Cada autor/a poderá inscrever apenas um trabalho;
• Caso o trabalho seja aceito, o pôster deverá, obrigatoriamente, ser fixado e retirado pelo/a participante no dia e local definidos, sendo de responsabilidade do/a expositor/a. Verificar estas informações na página do evento;
• Os pôsteres não devem ser enviados e afixados por terceiros/as. É fundamental a presença do/a autor/a expositor/a durante a apresentação de seu pôster para a comissão; O certificado de apresentação de pôster será entregue somente mediante a presença do/a autor/a;

VALORES PARA PAGAMENTOS
• Alunos da pós-graduação sem trabalho = R$ 100,00 ate 30/06/18 e 120,00 até 30/08/18
• Alunos da pós-graduação com trabalho = R$ 150,00 ate 30/04/18 e 170,00 até 30/05/18
• Alunos de graduação com trabalho = R$ 60,00 ate 30/04/18 e 70,00 até 30/05/18
• Alunos de graduação sem trabalho = R$ 50,00 ate 30/06/18 e 60,00 até 30/08/18
• Demais participantes sem trabalhos = R$ 80, ate 30/06/18 e 100,00 até 30/08/18
• Demais participantes com trabalhos = R$ 150,00 ate 30/04/18 e 180,00 até 30/05/18

OBS: Qualquer categoria de inscrição com minicurso, acrescentar R$ 50,00 até preencher as vagas

Profa. Dra. Algemira de Macêdo Mendes
Coordenadora