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Projetos

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[accordion title=”1. Jogos eletrônicos e novos letramentos na formação de professores de língua inglesa”]

Título: Jogos eletrônicos e novos letramentos na formação de professores de língua inglesa.

Resumo: O propósito deste projeto é investigar: jogos eletrônicos e outras tecnologias virtuais; novas formas de texto e de letramento; a construção da identidade dos jovens; e o papel que os jogos desempenham em suas vidas, tendo como horizonte a formação pré-serviço de professores de língua inglesa. Busca dessa forma integrar o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira com outras linguagens que estão adquirindo importância crescente. Mais do que simplesmente utilizar essas tecnologias e linguagens, em geral por puro entretenimento, o aluno pode ser preparado a olhar para elas como potenciais ferramentas pedagógicas, mas não de uma maneira meramente instrumental e sim, acima de tudo, crítica. Como futuro professor, ele pode ser levado a refletir sobre o potencial uso de jogos em sua sala de aula de modo a conciliar a vida de seus futuros alunos na escola com a vida fora dela, tornando o ensino, portanto, mais significativo.

Instituições envolvidas: Universidade Federal de Sergipe, com financiamento do CNPq. O projeto envolve ainda dois bolsistas de Pibic Jr. (com apoio da Fapitec), alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Freitas Brandão, situada em Aracaju.

Responsáveis: Vanderlei José Zacchi.

Período: 2013-201.4

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[accordion title=”2. Projeto institucional de formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira/adicional”]

Título: Portal WEBENGLISH – Universidade Federal de Santa Maria: Projeto institucional de formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira/adicional

Resumo: Resumo: Ao fomentar o diálogo entre professoras/es em serviço e em formação e professoras pesquisadoras da área de ensino de língua inglesa, bem como ao ampliar a produção do conhecimento sobre a temática, o projeto visa ampliar e potencializar as ações de formação continuada de professores de inglês, atuantes em escolas da Rede Pública da Educação Básica, por meio de certificação de Curso de Extensão (Aperfeiçoamento) e da disponibilização do Portal WEBENGLISH. O projeto pretende que sua atuação articuladora represente uma ponte entre a universidade e as escolas de públicas da região de Santa Maria, notadamente aquelas que se associaram à política pública dos Programas +Educação e Ensino Médio Inovador, buscando ampliar as oportunidades de aprendizagem continuada da língua inglesa como prática social. Os objetivos específicos são: 1 Valorizar a aprendizagem da língua inglesa/adicional como parte de uma formação crítica para participação em práticas sociais; 2 Promover o desenvolvimento profissional de professores de inglês, visando à qualificação de suas habilidades na língua estrangeira/adicional e em práticas inovadoras em sala de aula; 3 Preparar professores de inglês para uma intensificação da relação global-local, que se reflete num cenário em constante mudança, no que se refere tanto à sua atuação no mundo quanto ao ensino/uso da língua; 4 Promover a reflexão sobre o ensino de língua estrangeira como língua adicional no contexto de inglês como língua franca; 5 Integrar o ensino de inglês aos processos formativos para participação cidadã em um mundo interconectado e plural; 6 Atualizar professores de inglês no uso de tecnologias relevantes para maximizar as condições propícias à aprendizagem dessa língua; 7 Viabilizar espaço de reflexão coletiva sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto atual das políticas educacionais; 8 Expandir os conhecimentos teóricos e as práticas de Letramentos que orientam o ensino-
aprendizagem de língua estrangeira/adicional para uma educação cidadã; 9 Oferecer, à comunidade de professores de língua inglesa da rede pública de ensino, um portal que reúna informações e materiais acerca de tendências teóricas e práticas contemporâneas no campo da pedagogia de inglês como língua estrangeira/adicional. A educação linguística é um direito de aprendizagem (Artigo 23 e 26 da Declaração Universal dos Direitos Linguísticos). Em nosso país, historicamente, a aprendizagem de línguas estrangeiras temsido realizado de modo insuficiente para atendimento desse direito. No momento em que a formação de professores da educação básica recebe especial atenção dos órgãos governamentais, faz-se necessário incluir a formação continuada de professores da rede pública como parte de uma agenda de desenvolvimento linguístico-cultural dos estudantes. A Portaria 1.328/MEC, de 23 de setembro de 2011, instituiu a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública, tendo como finalidade “formular, coordenar e avaliar ações e programas do Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”. Com base nessa portaria, a Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio da Diretoria de Currículos e Educação Integral, vem promovendo discussões entre vários setores da sociedade, pertinentes ao ensino de inglês como língua estrangeira/adicional, sobre como novas políticas públicas podem aprimorar a área. Assim, este projeto tem por meta a implementação de políticas regionais que visem à formação continuada de professores de inglês da Educação Básica Pública. Essa meta atende a função social do inglês na sociedade contemporânea como possibilidade de inclusão social e acesso ao mundo globalizado sob uma perspectiva crítica.

Instituições envolvidas: Universidade Federal de Santa Maria, Secretaria de Educação Básica do MEC, Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (RS).

Responsáveis: Désirée Motta-Roth e Luciane Kirchhof Ticks.

Período: 09/2012 a 05/2014.

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[accordion title=”3. Aquisição/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira”]

Título: Aquisição/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira

Resumo: Este projeto pretende pôr em questão e sob análise aspectos teóricos e práticos que envolvem o ensino, a aprendizagem e a aquisição do Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) na escola regular à luz do pensamento complexo, partindo da relação paradoxal entre o uno (todo) e o múltiplo (partes), isto é, do emaranhamento de ações, de interações e de retroações que são peculiares ao longo do processo em direção à língua alvo.

Instituições envolvidas: Instituições envolvidas: Pós-Graduação da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (USP).

Responsáveis: Fátima Cabral Bruno.

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