Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística
CARO VISITANTE, ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

Home » Chamadas de Trabalhos » VII SIMELP 2019 – SIMPÓSIO: FORMAÇÃO DOCENTE E AS ITINERÂNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO AMAZÔNICO BRASILEIRO

Eventos

Chamada para o simpósio “Estudo em Fontes Primárias para a História da Literatura” - SIMELP

16 outubro 2018

Convidamos pesquisadores(as) das Literaturas em Língua Portuguesa para inscrição de comunicações no ... [ Leia mais ]

VII SIMPÓSIO DE FILOLOGIA E CULTURA LATINO-AMERICANA

16 outubro 2018

Prezado pesquisador: Nos dias 3 e 4 de dezembro de 2018 realizaremos o VII Simpósio de Filologia e... [ Leia mais ]

Concursos

Resultado do Prêmio ANPOLL de Teses e Dissertações 2018

27 junho 2018

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa ... [ Leia mais ]

2 vagas para Docente que tenha Doutorado na área de Letras

9 maio 2018

Informamos que a PUC Goiás abriu 2 vagas para Doce... [ Leia mais ]

Concurso para professor efetivo de francês na Universidade Federal do Pará

27 abril 2018

Divulgamos o concurso para professor efetivo de fr... [ Leia mais ]

VII SIMELP 2019 – SIMPÓSIO: FORMAÇÃO DOCENTE E AS ITINERÂNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO AMAZÔNICO BRASILEIRO

Prezad@s,

informamos que as inscrições para submissão de comunicação em simpósio temático no
VII SIMELP – 2019 estão abertas entre o período de 15/07/2018 à 15/10/2018.

Nosso Simpósio intitula-se: FORMAÇÃO DOCENTE E AS ITINERÂNCIAS DE ENSINO E
APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO AMAZÔNICO
BRASILEIRO

Coordenadoras:
Albina Pereira de Pinho Silva (UNEMAT/Juara)
Leandra Ines Seganfredo Santos (UNEMAT/Sinop)
Marília Lima Pimentel Cotinguiba (UNIR)

Aguardamos vossas submissões!

Resumo: Na atualidade, a formação docente e o processo ensino e aprendizagem de
Língua Portuguesa (doravante LP) caracterizam-se complexos desafios, dadas as
constantes demandas oriundas do processo de globalização, que, por sua vez, tem
fortemente mobilizado as instituições formadoras a rever suas funções sociais diante do
desafio de melhorar a aprendizagem dos estudantes no que se refere, especialmente, ao
desenvolvimento das capacidades de uso da língua/linguagem na modalidade oral e
escrita, sob a perspectiva de uma educação linguística preocupada com a valorização da
pluralidade cultural e com a diversidade de linguagens (ROJO, 2012). Sob essa
perspectiva, este simpósio almeja congregar pesquisas sobre os desafios e perspectivas
inerentes à formação docente, bem como diferentes ações viabilizadas no processo
ensino e aprendizagem de LP em contexto amazônico brasileiro. Importa-nos identificar e
discutir alternativas teórico-conceitual-metodológicas contextualizadas com as demandas
da sociedade e que contribuam para a formulação de políticas públicas educacionais em
uma perspectiva glocal. A ênfase privilegiará, ainda, o ensino de LP concebido como
língua de acolhimento para imigrantes. Posto isso, serão aceitos trabalhos que privilegiem
situações de aprendizagem e uso da língua em diferentes contextos sociais, uma vez que
essa temática integra a pauta das pesquisas recentes em Linguística Aplicada (MOITA
LOPES, 2006; CELANI, 2016). Para tanto, abarcará estudos filiados a distintas correntes
teóricas da Linguística Aplicada, sobretudo, aqueles mais recentes que afirmam que “na
modernidade recente, a linguagem, os textos, as línguas e as pessoas movem-se, cada
vez mais em sociedades hipersemiotizadas, o que tem levado a pensar as línguas, a
linguagem e o que somos no social em outras bases […] o campo aplicado e estudos da
linguagem enfrenta cada vez mais desafios para ser responsivo a tais mudanças” (MOITA
LOPES, 2013, p. 18-19).

Palavras-chave: formação docente; processo ensino e aprendizagem; língua portuguesa na Amazônia; língua de acolhimento.

Últimas Notícias

ANPOLL E FÓRUM DE HUMANAS E SOCIAIS SE REÚNEM COM O CNPq E COM A CAPES

15 outubro 2018

A ANPOLL, representada pelo presidente Frederico Augusto Garcia Fernandes e pela vice-presidente, Ma... [ Leia mais ]

Entrevista com o Professor Tales Ab'Sáber

12 outubro 2018

Estamos divulgando entrevista realizada recentemente com Tales Ab'Sáber, sobre o tema "A Psicopolíti... [ Leia mais ]

Comunicado da ANPOLL sobre o museu nacional

11 outubro 2018

A Anpoll está em campanha pela recuperação da dignidade de instituições de pesquisa e do pesquisador... [ Leia mais ]

CHAMADA CNPq/MCTIC/MDS nº. 36/2018 - TECNOLOGIA SOCIAL

10 outubro 2018

A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos qu... [ Leia mais ]

Chamadas de Trabalho

Chamada de Trabalhos - Revista Letras de Hoje - PUC-RS

16 outubro 2018

Chamada do número 1, volumo 54 da  Revista Letras de Hoje da PUCRS Tema: Processamento da decodific... [ Leia mais ]

Chamada de Trabalhos - Caderno de Letras UFF

16 outubro 2018

Acompanhe aqui as chamadas para publicação CADERNOS DE LETRAS UFF http://www.cadernosdeletr... [ Leia mais ]