Divulgação de chamada – revista Calidoscópio

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Chamada para publicação

Calidoscópio (Qualis A2)

http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio

Número 2 de 2020 (vol. 18, n. 2, maio-agosto)

Formação de Professores/as: contextos, perspectivas e práticas em Linguística Aplicada

Organizadores: Anderson Carnin (Unisinos), Ana Maria de Mattos Guimarães (Unisinos) e Luísa Álvares Pereira (Universidade de Aveiro)

Ementa:

No cenário brasileiro – e também no internacional – a formação de professores/as é temática sempre presente na agenda de pesquisa da Linguística Aplicada (LA), merecendo espaço em grandes eventos da área (AILA, CBLA, CLAFPL, entre outros), em publicações especializadas e mobilizando grande parte, também, dos esforços e projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores/as vinculados à LA. Nesse contexto, vê-se a força da tradição dessa temática de pesquisa, mas abre-se, também, espaço para novas indagações, especialmente no momento atual, em que a mudança e a ressignificação de práticas formativas impera, exigindo que a universidade (e/ou outros espaços formativos) também reinvente(m) seu papel na formação de professores/as, nomeadamente nas práticas formativas desenvolvidas sob o escopo da Linguística Aplicada. Este número temático da Calidoscópio (v. 18, n2 Maio/Agosto) propõe-se, então, a reunir pesquisas voltadas à questão da formação de professores/as sob o escopo da LA, especialmente aquelas que podem auxiliar na construção de uma “cartografia” sobre o cenário atual das pesquisas nesse campo. Para tanto, algumas perguntas podem orientar a contribuição de pesquisadores/as interessados/as em socializar suas pesquisas junto a este número temático. São elas:

– De quais problemas em/sobre formação de professores/as se ocupam atualmente os/as linguistas aplicados/as? Que perspectivas teórico-metodológicas iluminam as reflexões daí derivadas? Quais resultados de pesquisa já encontrados evidenciam o impacto em práticas formativas e podem ser socializados/explorados em outros contextos? Como são disseminados os conhecimentos produzidos em LA acerca da formação de professores/as no século XXI? Como essas pesquisas produzem respostas que trazem ganho a práticas formativas vivenciadas pelos/as professores/as e à Educação Básica e/ou Superior? Que papel desempenham os estudos produzidos no campo aplicado dos estudos na linguagem na formação de professores/as e em políticas públicas?

Prazo de submissão: 30 de março de 2020