SELAC 2020 – Programação e prorrogação de envio de trabalhos

10 de março de 2020 / Comentários desativados em SELAC 2020 – Programação e prorrogação de envio de trabalhos

Destaques Eventos

V SELAC tem prazo de chamada de trabalhos prorrogado

 

Os participantes têm até o dia 10 de março para encaminhar suas propostas de comunicação.

 

 

Foram prorrogadas até o dia 10 de março (terça) as inscrições dos participantes que quiserem apresentar seus trabalhos, projetos ou pesquisas acadêmicas no V Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (SELAC). Para tanto, basta encaminhar seu Resumo no site do evento (doity.com.br/selac2020).

 

O SELAC acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2020, na Cidade Universitária, onde está localizada a Unidade 2 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados (MS).

 

 

TRABALHOS ACADÊMICOS

 

O evento é voltado para estudantes da rede municipal e estadual de ensino, acadêmicos de graduação e pós-graduação, além de professores, pesquisadores e comunidade em geral, com certificação de 20h/a.

 

Serão aceitos resumos que contemplem as seguintes áreas: Letras, Literatura, Linguística, Libras, Artes, HQ, Comunicação, Cinema, Mídias Sociais Digitais, TICs, Educação, Pedagogia, História e Filosofia. As temáticas das sessões de comunicações serão as seguintes:

 

– Literatura e as Relações Interartes

– Literatura, Memória e Relações de Gênero

– Literatura e Estudos Culturais

– Literatura e História

– Práticas Educacionais

– Nietzsche: Filosofia, Arte e Cultura

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

O evento é realizado pelo Grupo de Estudo InterArtes e está ligado ao Projeto de pesquisa “Literatura e outras artes”, à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), à Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) e ao Programa de Pós-graduação – Mestrado em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

 

A programação da quinta edição do Seminário contará com: palestras e mesas-redondas, que acontecerão no Auditório do Bloco A, da UEMS-Dourados, e sessões de comunicações, nas salas de aula da FACALE, na Unidade 2, da UFGD, na Cidade Universitária.

 

No dia 15 de abril (quarta), a Aula Magna do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Letras (UFGD) será a palestra do Prof. Dr. Fabio Akcelrud Durão (UNICAMP), com o tema “Metodologia de pesquisa em Literatura” e o lançamento do livro Metodologia de pesquisa em Literatura (2020), com a mediação do Prof. Dr. Paulo Custódio de Oliveira, coordenador do Grupo de Estudo InterArtes.

Fabio Akcelrud Durão – É professor Livre-Docente do Departamento de Teoria Literária da Unicamp. Editor Associado da revista Alea, publicou diversos artigos no Brasil e no exterior, em periódicos como Critique, Cultural Critique, Luso-Brazilian Review, Parallax, The Brooklyn Rai e Wasafiri. Seus interesses de pesquisa incluem a Escola de Frankfurt, o modernismo de língua inglesa e a teoria crítica brasileira. De 2014 a 2016 foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e, de 2016 a 2019, membro do Comitê de Assessoramento (CA) da área de Letras do CNPq.

 

No dia 16 de abril (quinta), no período da tarde, serão as apresentações das comunicações acadêmicas nas salas de aula da FACALE. À noite, acontecerá a mesa-redonda “Literatura e Mídias Contemporânea”, com as seguintes discussões:

 

– Confluências entre a narrativa fílmica e a literária: personagens em busca de autores em Mais estranho que a ficção e Névoa

Prof. Dr. Altamir Botoso (UEMS – Campo Grande)

 

– Demandas aos demônios: o lugar do negativo nas animações e séries televisivas contemporâneas

Prof. Dr. Ravel Giordano Paz (UEMS – Campo Grande)

 

No dia 17 de abril (sexta), no período da tarde, teremos as apresentações das comunicações acadêmicas nas salas de aula da FACALE. À noite, será mesa-redonda “A produção da inquietude: o brutalismo e o insólito na Literatura”, com as seguintes temáticas:

 

– Violência e bastardos na obra de Ana Paula Maia

Profa. Dra. Karina Kristiane Vicelli (IFMS – Dourados)

 

– O insólito na escrita colasantiana: é preciso enxergar o invisível

Profa. Dra. Andréia de Oliveira Alencar Iguma (UNIGRAN – Dourados)

 

Após a mesa-redonda acontecerá o Sarau de Encerramento do V SELAC.

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

Site do V SELAC

https://doity.com.br/selac2020.

 

 

Participante sem apresentação de trabalho

 

Público: discentes e docentes da Rede Municipal e Estadual, Universidades, Institutos Federais, acadêmicos(as) de graduação e pós-graduação, professores(as) e comunidade em geral.

Certificado online: participação no evento (20h/a) – exige-se 75% de presença*.

Período de Inscrição (somente pelo site Doity): de 03 de fevereiro até 10 de abril de 2020.

 

Participante com apresentação de trabalho

Público: discentes, professores(as) e pesquisadores(as) – Autor(a) e coautores(as) da proposta de comunicação (Resumo).

Certificados on-line: sendo 4h/a (apresentação de trabalho) e 20h/a (participação no evento) – exige-se 75% de presença*.

Período de inscrição (somente pelo  site Doity): até dia 10 de março às 23h59 (horário de Brasília).

 

CONTATO:

selac.ufgd@gmail.com

 

ACOMPANHE AS MÍDIAS SOCIAIS:

http://facebook.com/grupointerartesufgd/

http://instagram.com/selac.ufgd