Chamada de trabalhos: Revista de Letras Juçara

13 de agosto de 2020 / Comentários desativados em Chamada de trabalhos: Revista de Letras Juçara

Chamadas Destaques Menores

Dossiê temático: Epistemologias, experiências e políticas linguísticas: o ensino-aprendizagem de línguas em tempos de Covid-19

Organizadores:
Barbara Cristina Ramos (PUC-RIO/CAPES)
Patrick de Resende Ribeiro (SEDU/PUC-RIO)
Maura Rejane Amaral Rodrigues Amorim (CESC/UEMA)

Início das Submissões: 15/07/2020.
Prazo final:  15/10/2020.
Previsão para publicação: dezembro/2020

A rápida propagação do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe mudanças sérias e imprevistas em diversas áreas e por quase todo o globo.  A maioria dos governos se viu na obrigação de implementar medidas que evitassem o contato físico de seus cidadãos, a fim de impedir a proliferação desse vírus e, consequentemente, a sobrecarga dos seus sistemas de saúde. No Brasil, governos municipais, estaduais e o federal decretaram o fechamento das escolas, faculdades e universidades, o que vem impactando diretamente os sistemas de ensino, sobretudo os públicos, historicamente sucateado em diversos aspectos, inclusive na área tecnológica.

Governos e instituições têm proposto medidas diversas para a manutenção ou não das aulas durante a pandemia, o que nos leva à necessidade de propormos reflexões epistemológicas, experienciais e políticas sobre o ensino-aprendizagem de línguas. O cenário atual aponta para mudanças radicais não apenas nas interfaces que utilizamos para lecionar uma língua materna ou estrangeira, mas, sobretudo, nos modos de se ensinar línguas.

Considerando essa conjuntura, este número da Revista de Letras Juçara convida autores a submeterem trabalhos teóricos, experienciais ou estudos de caso, a partir das diversas áreas da linguística, que discutam relações e impactos da pandemia sobre o ensino-aprendizagem de línguas, maternas ou estrangeiras.

Além do dossiê temático, a revista também aceita artigos, resenhas e entrevistas nas áreas de Linguística e Literatura para compor a sua seção de temática livre.