Chamada de Trabalhos: Revista Entrepalavras

8 de setembro de 2020 / Comentários desativados em Chamada de Trabalhos: Revista Entrepalavras

Chamadas

NÚMERO ESPECIAL DICIONÁRIO, LÉXICO E ENSINO DE LÍNGUAS – VOL. 11 – 2021

Entrepalavras (B1-2016), periódico dedicado à Linguística, da Universidade Federal do Ceará, indexado no DOAJ, MLA, ESCI, Latindex, Erih Plus, ULRICH’S, entre outros indexadores, anuncia que estão abertas as chamadas para o número especial a ser publicado no primeiro semestre de 2021 e convida pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras a submeterem seus trabalhos. Maiores detalhes sobre a chamada e as normas de submissão encontram-se a seguir e no site da revista.

Organizadores: Prof. Dr. Glauber Lima Moreira (UFPI-UFDPar); Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes (UECE); Profa. Dra. Edna M. Vasconcelos Martins Araújo (IFCE); Profa. Dra. Lucimara Alves Costa (USP).

Ementa:
É consenso entre os pesquisadores, nacionais e internacionais, a importância e o papel que o dicionário desempenha na aquisição, desenvolvimento e aprimoramento do léxico, sendo de grande eficácia para o ensino e aprendizagem de línguas, tanto materna quanto estrangeira. Por muito tempo, o léxico ocupou um papel secundário no processo de ensino de línguas, não sendo considerado, como deveria, na aplicação didática em sala de aula e, dessa forma, o maior enfoque recaía, quase sempre, no ensino da fonética e da gramática, uma vez que o vocabulário parecia ser menos produtivo e não tão importante.
Diante disso, com o objetivo de divulgar relevantes estudos cujo objeto de estudo seja o dicionário como ferramenta inovadora na aprendizagem e no aperfeiçoamento do ensino de um idioma, este número especial pretende reunir contribuições que tratem do tema Dicionário, Léxico e Ensino de Línguas.
Assim, para este dossiê são especialmente bem-vindos artigos originais que abordem as seguintes temáticas:
•       O uso de dicionários na sala de aula;
•       A incorporação do léxico no dicionário;
•       Análise e elaboração de dicionários para aprendizagem;
•       Aprendizagem de leitura e escrita com o dicionário;
•       Aprendizagem de gramática e pronúncia com o dicionário;
•       Ideologias sobre o dicionário e o seu emprego na sala de aula;
•       Dicionário e ensino de cultura;
•       Uso de dicionários para finalidades específicas;
•       Dicionário e multimodalidade;
•       Dicionários eletrônicos e aplicativos;
•       Outros assuntos que abordem, diretamente, essa relação entre dicionários, léxico e ensino
Submissões: de 1º de julho a 30 de setembro de 2020.
Publicação: 1º semestre de 2021.
Idiomas: português, espanhol e inglês.
Diretrizes para autores:
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/about/submissions#authorGuidelines