Lançamento: Revista Linha D’Água

8 de setembro de 2020 / Comentários desativados em Lançamento: Revista Linha D’Água

Lançamentos

 Volume 33(2), “Gêneros, tecnologia e multimodalidade”, está disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/view/11554

Neste número, são apresentados artigos que retomam a ideia proposta no X Simpósio Internacional  de  Gêneros  Textuais/Discursivos  (SIGET),  que  ocorreu em 2019 na Universidade de Córdoba, na Argentina, no qual procuramos, a partir do quadro teórico central do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e de seus desdobramentos no campo da Didática das Línguas, estabelecer diálogos com diversas perspectivas teórico-metodológicas, para responder às seguintes perguntas: qual a importância de se considerar a multimodalidade e qual é seu papel no ensino de línguas? De que forma as tecnologias podem contribuir para o ensino-aprendizagem de línguas com base em gêneros textuais? Como os gêneros digitais transformam a escrita e a leitura acadêmica e consequentemente a formação de professores? Como utilizar a perspectiva dos gêneros textuais para a formação de professores? Como formar professores para o ensino de gêneros textuais? Tínhamos em vista que o debate do conjunto de pesquisas, concluídas ou em andamento, poderia contribuir para compreender melhor o papel dos gêneros textuais para o ensino-aprendizagem de línguas na atualidade, bem como sua interface com as tecnologias e com a formação de professores.

O número conta não somente com a participação genebrina, representada pelos pesquisadores Joaquim Dolz e Antony Coppolla, mas também com pesquisadores de Portugal, país representado por Audria Leal e Matilde Gonçalves; e dos Estados Unidos, por Christopher Blackwell e Chiara Palladino. Nacionalmente, o volume contém artigos envolvendo pesquisadores do Rio Grande do Sul, de Pernambuco e de São Paulo, capital e interior, e esses em parcerias com instituições internacionais. Com este número, convidamos todos a uma leitura de artigos e resenhas com significativos resultados de pesquisa.