Chamada para ampla divulgação da XXVIII Jornada do Gelne

6 de outubro de 2020 / Comentários desativados em Chamada para ampla divulgação da XXVIII Jornada do Gelne

Eventos Menores

O Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) é uma associação civil de caráter cultural, sem fins lucrativos, que congrega professores universitários, pesquisadores e estudiosos das linguagens em âmbito regional (e nacional). Tem como missão promover e estimular, nas regiões Norte e Nordeste, através de todos os meios possíveis, programações técnico-científica e educativo-cultural nas áreas de Língua, Linguística e Literatura que contribuam para a melhoria do ensino e da pesquisa na região e, consequentemente, no país.
Desde a sua fundação, o Gelne tem promovido Jornadas nacionais bianuais e edições do Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE) em diferentes regiões do Nordeste. Em 40 anos de existência, o GELNE tornou-se uma das maiores e prestigiadas associaçõe s científicas do país.

XXVIII JORNADA DO GELNE
(Edição Internacional)
http://www.gelne2020.com.br/

Período: de 03 a 13 de dezembro de 2020
Nesta edição adaptada às circunstâncias geradas pela pandemia da covid-19, serão realizados quatro tipos de atividades:

  1. Palestras
  2. Apresentação de Cartografias do Gelne (concluídas)
  3. Sessão de novas Propostas de Cartografia
  4. Sessões de Comunicação (tema livre)

ATIVIDADES / MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
1. Palestras internacionais
Datas: 03 e 13 de novembro
Horário: 14h
Dois doutores são convidados para realizar as palestras de abertura e a de encerramento de modo virtual com acompanhamento pelo YouTube.
PALESTRA DE ABERTURA
“Do Mar na Cultura Portuguesa: refracções identitárias nas Artes”
Annabela de Carvalho Vicente Rita (Universidade de Lisboa)
PALESTRA DE ENCERRAMENTO
“A Análise do Discurso na contemporaneidade”
Dominique Maingueneau (Université Paris-Sorbonne, Paris IV)

2. Apresentação de Cartografias do Gelne (realizadas até 2018)
Datas: 3, 4, 5, 6, 9, 10, 11, 12 e 13 de novembro
Horário: 19h
A comissão organizadora convidou os participantes dos volumes já publicados do projeto Cartografia do Gelne para apresentarem seus resultados. Participam 10 grupos, selecionados em função do nível de aprofundamento observados a partir do material publicado nos dois volumes organizados anterior mente.

3. Sessão de novas Propostas de cartografia
Datas: 3, 4, 5, 6, 9, 10, 11 e 12 de novembro
Horário: à tarde
Estão sendo selecionadas 8 propostas de novas Cartografias do Gelne, que serão iniciadas em 2020 para conclusão em 2022 em torno de fenômenos linguísticos e literários. Ainda é possível submeter propostas, basta que o doutor seja associado ao Gelne e esteja vinculado a uma IES localizada no nordeste do Brasil. A proposta precisa ser apresentada por dois associados do Gelne com anuidade em dia, com vínculo formal em instituições de pesquisa da região nordeste (não podem ser da mesma instituição), e deve conter a especificação do tema/área a ser cartografado e a sua relevância para a região e inserção na agenda de pesquisa nacional e internacional.
As propostas precisam seguir as orientações veiculadas em chamada específica. As sessões funcionarão como um grupo de trabalho, em dois momentos: no primeiro momento, serão apresentadas as sugestões temáticas, e no segundo momento, a proposta de cartografia deve ser aprese ntada. Espera-se como produto que cada proposta de cartografia se materialize em um capítulo de livro que comporá a coleção Cartografia do Gelne, em continuidade aos dois volumes já publicados.

4. Sessões de Comunicação (tema livre)
Datas: 3, 4, 5, 6, 9, 10, 11, 12 e 13 de novembro
Horários variados (conforme a programação encontrada no site: http://www.gelne2020.com.br)
A apresentação de comunicação oral destina-se a doutores, mestres, alunos de pós-graduação com as anuidades em dia. Para apresentar uma comunicação individual, o participante deverá submeter resumo através do site do evento (ver indica ção acima). Os resumos serão avaliados pela comissão científica do GELNE. Cada comunicação terá a duração de 10 minutos. Ao final de cinco apresentações, haverá um debate com todos os participantes.
Os resumos das comunicações submetidas às áreas temáticas do GELNE deverão conter de 200 a 300 palavras, com 03 palavras-chave, e deverão ser encaminhados apenas pelo site do evento. No resumo submetido à avaliação, deverão constar o(s ) objetivo(s), a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados preliminares ou conclusivos do trabalho de pesquisa.

MEIOS PARA EXPOSIÇÃO

Exposição virtual
Serão selecionados trabalhos em andamento ou concluídos propostos por associados do Gelne com a anuidade em dia para a exposição virtual, que acontecerá em plataforma digital, durante todo o período do evento, com momentos previamente agendados para as discussões.
As propostas nesta modalidade devem ser enviadas na forma de resumo, para a seleção, e, depois, na forma de vídeo. Serão premiados dois trabalhos, que serão avaliados pela comissão científica e pelo público (votação online).
Todas as atividades serão transmitidas pela internet para ampla divulgação. O controle de frequência dos que apresentam trabalhos será realizada no dia da apresentação pelo monitor presente na atividade. A frequência de participação irá considerar a part icipação no chat com nome completo e um comentário de um parágrafo.

Datas importantes da XXVIII JORNADA DO GELNE
  1. Submissão das propostas para novas Cartografias do Gelne

As propostas devem ser submetidas no sistema no período de 21/09 até o dia 15/10/2020.
Critérios de avaliação das propostas:

  1. Ineditismo da cartografia

Serão priorizadas propostas que não tenham sido contempladas nos volumes anteriores (prioridade 1), em relação a temas/áreas/campos de pesquisa já mapeados (prioridade 2).

  1. Abrangência regional

Serão priorizadas propostas que demonstrem potencialidade de envolvimento de mais de três estados da região (prioridade 1), em relação a propostas com potencialidade de nucleação local (prioridade 2).

  1. Potencial de aplicação

Serão priorizadas propostas que demonstrem potencialidade de aplicação no desenvolvimento teórico, metodológico ou prático, inclusive ensino (prioridade 1), em relação a propostas de sistematização sem indicação de aplicação (priorid ade 2).

  1.  Cronograma

Submissão das propostas: até 15/10/2020
Resultado da seleção de propostas: 20/10/2020
Resultado da seleção de participantes: 25/10/2020.
Apresentação das propostas aprovadas durante a XXVIII JORNADA DO GELNE): de 03 a 12/11/2020

2) Inscrições com apresentação de trabalhos para Comunicação oral e pôsteres
Período: de 25 de setembro de 2020 a 20 de outubro de 2020
Envio da carta de aceite: até 25 de outubro de 2020
Envio de link dos vídeos:  até 30 de outubro de 2020
Inscrições como ouvinte: de 25 de setembro de 2020 a 30 de outubro de 2020

Diretoria do Gelne
Presidente do GELNE – biênio 2018-2020