Live – A crise da FAPEMIG e as ciências em Minas Gerais

6 de outubro de 2020 / Comentários desativados em Live – A crise da FAPEMIG e as ciências em Minas Gerais

Destaques Menores Lives Realizadas

 

 

A crise da FAPEMIG e as ciências em Minas Gerais
PEPB e a iniciativa Ciências de Minas realizam live para discutir a situação da FAPEMIG e das ciências no estado como preparação para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A live contará com interprete de LIBRAS e emissão de certificado.

Com a aproximação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil ao lado da iniciativa Ciências de Minas, realizam uma live para discutir a situação da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado Minas Gerais (FAPEMIG) e o desenvolvimento científico no estado. Luciano Mendes, do Pensar a Educação, Pensar o Brasil bate um papo com Fagner Ribeiro Sena, da Associação dos Pós-Graduandos da PUC Minas, Hersília Santos, Professora do CEFET Minas, Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG e Valder Steffen Jr, presidente do FORIPES.

A pandemia causada pelo SARS-COV-2 vem produzindo repercussões de ordem biomédica, epidemiológica, social, econômica, política, ambiental, educacional e cultural sem precedentes na história recente. Encarando este cenário, o estado de Minas Gerais tem uma posição privilegiada em termos de instituições de C&TI, sendo a unidade da federação com o maior número de instituições de ensino superior públicas. Contudo nosso estado encara grandes problemas na área do fomento. O orçamento da FAPEMIG vem diminuindo através dos anos, deixando todo o sistema de C&T do estado comprometido. A edição do PENSAR ao Vivo do dia 07 de outubro, com o tema “A crise da FAPEMIG e as ciências em Minas Gerais” pretende ampliar este debate.

Fagner Ribeiro Sena é Bacharel em Letras, Mestrando em Lingüística e Língua Portuguesa e Estudante Especial do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente integra a Associação dos Pós-Graduandos da PUC Minas.

Hersília de Andrade e Santos é Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Desde de 2007 é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais aonde coordena o grupo de pesquisa em Ecohidráulica (GAEA) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Sandro Amadeu Cerveira é Historiador, Mestre e Doutor em Ciência Política. É professor da Universidade Federal de Alfenas onde já foi diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letra, atua como Reitor desde 2018.

Valder Steffen Júnior é Engenheiro Mecânico Mestre e Doutor em Mecânica. É professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) onde ocupa hoje o cargo de reitor da instituição. Atualmente é presidente do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais.

Luciano Mendes de Faria Filho é pedagogo, mestre e doutor em História da Educação e professor na Faculdade de Educação da UFMG. É também o Secretário Regional da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência em Minas Gerais.

A Live “A crise da FAPEMIG e as ciências em Minas Gerais” será no dia 07 de Outubro, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube. Haverá interprete de LIBRAS e emissão de certificado para os participantes.

Serviço:

Live A crise da FAPEMIG e as ciências em Minas Gerais

Data: 07-10-2020

Horário: 17h

Transmissão ao vivo pelo You Tube

Outras informações em www.pensaraeducacao.com.br, pensar@ufmg.br, Facebook e pelo telefone (31) 98435-0731.

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago