NOTA DA ANPOLL SOBRE A NOMEAÇÃO À REITORIA DA UFPB

7 de novembro de 2020 / Comentários desativados em NOTA DA ANPOLL SOBRE A NOMEAÇÃO À REITORIA DA UFPB

Destaques Notícias

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) vem a público se solidarizar com chapa eleita para a reitoria da Universidade Federal da Paraíba, composta pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega. Ao nomear o professor Valdiney Veloso como reitor, mais uma vez o Ministério da Educação desrespeita o processo democrático de debate e aprimoramento do projeto acadêmico travado no âmbito interno das IES federais.
A prática de nomear reitores que foram preteridos na consulta pública é uma afronta aos princípios do artigo 207 da Constituição Federal e traduz-se numa atitude de intervenção nas Universidades Públicas, desrespeitando toda a comunidade acadêmica, engajada num projeto de gestão. A situação da UFPB agrava-se ainda mais, já que o reitor nomeado obteve cerca de 5% dos votos da consulta eleitoral e não teve nenhum voto dos integrantes que compunham os conselhos superiores da Instituição, integrando a lista tríplice sob força de liminar judicial.
A ANPOLL entende que a pesquisa e a pós-graduação de qualidade encontram-se atreladas a uma universidade que seja plural, baseada nos interesses públicos e, sobretudo, democrática. Por isso, repudiamos veemente a sistemática intervenção, por meio da nomeação de reitores com inexpressiva votação, que a administração federal vem adotando.

Dr. Frederico Garcia Fernandes
Presidente da ANPOLL