Assine o Manifesto “Educação Linguística na Infância: Em Defesa do Direito à Formação Cidadã e à Aprendizagem de Línguas nos Anos Iniciais da Educação Básica Brasileira”

30 de novembro de 2020 / Comentários desativados em Assine o Manifesto “Educação Linguística na Infância: Em Defesa do Direito à Formação Cidadã e à Aprendizagem de Línguas nos Anos Iniciais da Educação Básica Brasileira”

Destaques Notícias

Este manifesto Manifesto foi elaborado em defesa da inserção e legalização do ensino de línguas estrangeiras nos anos iniciais da Educação Básica em nosso país.

O citado Manifesto segue anexo e apresenta, de forma contextualizada e devidamente justificada, argumentos em defesa da Educação Linguística na infância e, portanto, em favor do direito da criança em relação à uma formação linguística de qualidade, que contemple o ensino-aprendizagem de línguas na Educação Infantil e Ensino Fundamental (I e II), no âmbito escolar público e privado. 

Cumpre ainda ressaltar que, ao longo de setembro e da primeira quinzena do  mês de outubro, do presente ano, o  Manifesto foi divulgado ao público via redes sociais, como demonstrado a seguir. Por meio dessa ação, foi possível coletar contribuições de muitos profissionais da área sobre o documento, ainda em desenvolvimento.

https://sites.google.com/view/manifesto-consulta-pblica/apresenta%C3%A7%C3%A3o?authuser=0 

Em 17 de outubro de 2020, o Manifesto foi debatido publicamente em um encontro virtual realizado por meio da plataforma YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=5gI1CEji8pk), o que viabilizou sua reorganização, com base nas discussões promovidas.  

Além disso, uma petição pública foi criada via Avaaz (http://bit.ly/manifestoLEC), a fim de buscar apoio frente à nossa luta pela institucionalização do ensino de línguas estrangeiras ao longo de toda a Educação Básica brasileira. A mencionada petição  ativa entre 7/10/2020 e 14/11/2020. Até o momento, contamos com mais de 320 (trezentos e vinte) apoiadores.

 

A ANPOLL apoia  esta iniciativa e convida todos para a assinatura e divulgação da petição em pauta, para que o Manifesto seja fortalecido.

Leia o manifesto na íntegra. Clique no link abaixo:

Manifesto LEC_FINAL_ 27 novembro 2020-1