Site da CAPES abre espaço para Avaliação Quadrienal

2 de março de 2021 / Comentários desativados em Site da CAPES abre espaço para Avaliação Quadrienal

Destaques Menores Notícias CAPES

O processo atual é relativo ao período compreendido entre os anos de 2017 e 2020
Para dar início às atividades da Avaliação Quadrienal 2017-2020, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou, nesta segunda-feira, 1º de março, um espaço próprio para abrir um canal de comunicação direta com a comunidade.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, acredita que esse é “um momento especial e de grande responsabilidade, pois define os rumos do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)”, já que a Avaliação Quadrienal é uma das ações de maior significado da Fundação. Aguiar defende “uma pós-graduação de excelência acadêmica e que seja pilar do desenvolvimento científico e tecnológico, fundamental para o avanço econômico e social do país”.
Em sua página no site da CAPES, a Diretoria de Avaliação (DAV) apresenta orientações para os programas de pós-graduação (PPGs), coordenadores de área e sociedade em geral. Lá, os visitantes poderão acessar informações sobre os princípios e objetivos da avaliação periódica de PPGs, calendário de atividades, cronograma detalhado das ações e seus períodos de realização, além de informativos diversos.
O processo prevê quatro etapas: duas de preparação – realizadas pelos programas e áreas de avaliação – a avaliação dos PPGs e a reconsideração.
Preparação
Os coordenadores de programas podem preencher o Coleta, referente ao ano 2020, até 23 de abril. Em seguida, os pró-reitores têm até o dia 30 de mesmo mês para validarem os dados e concluírem o processo. Após esse período, terão mais um mês para destacarem seus melhores produtos. Esse destaque é uma novidade, que permite a indicação de suas produções intelectuais, dissertações e teses e egressos, para ressaltar e justificar sua importância acadêmico-científica.
Nesta etapa, as atividades das áreas de avaliação antecipam ações do processo, para facilitar as análises, baseadas nas Fichas de Avaliação.
Avaliação e reconsideração
De 13 de setembro a 08 de outubro, acontece a Avaliação Quadrienal. Devido às restrições da pandemia de COVID-19, todas as atividades até esse momento serão realizadas virtualmente, com o apoio da DAV para organização e acompanhamento. Em seguida, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) delibera sobre o parecer atribuído aos PPGs.
Após a divulgação dessas notas – prevista para ocorrer entre 22 de novembro e 03 de dezembro –, os programas poderão solicitar reconsideração. O resultado final deve ser divulgado entre 21 de fevereiro e 04 de março de 2022.