Convite – Roda de Conversa – Sentidos de Liberdade

14 de abril de 2021 / Comentários desativados em Convite – Roda de Conversa – Sentidos de Liberdade

Destaques Menores Eventos Lives Programadas

Roda de Conversa do Portal do Bicentenário discutirá “Sentidos de Liberdade” na quinta-feira

Seguimos com a  temporada 2021 de Rodas de Conversa do Portal do Bicentenário! Neste mês marcado pelo Dia de Tiradentes, reuniremos especialistas para falar sobre o tema “Sentidos da Liberdade” na quinta-feira (15). Representam o portal as professoras Ilka Miglio de Mesquita (PPGEE) e Aléxia Pádua Franco  (PPGEE – UNIT/SE). Os convidados são Magda Ricci (Unicamp), pesquisadora do movimento Cabanagem, o professor João Pinto Furtado (UFMG), especialista na Inconfidência Mineira (UFMG) Inconfidência Mineira e George Cabral (UFPE), que falará sobre a Revolução Pernambucana de 1817.

O evento será acessível em libras e contará com emissão de certificados.

Magda Ricci possui bacharelado e licenciatura em história pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também fez mestrado e doutorado. Neste percurso estudou o processo de independência na região ituana no mestrado e elaborou um estudo biográfico sobre o regente imperial e padre Diogo Antonio Feijó, que ganhou um prêmio do CECULT/UNICAMP e se tornou livro. Em 2011 a fez um pós-doutorado na Universidade Aberta de Barcelona junto ao grupo de história da América, do que resultou um artigo e um livro organizado sobre a relação entre os Cabanos do Grão Pará e suas aprendizagens e lutas numa região de fronteira Amazônica. Reside e trabalha desde 1995 no estado do Pará, atuando junto à graduação em história da Universidade Federal do Pará. Foi uma das fundadoras do Programa de Pós-graduação em história social da Amazônia na mesma universidade, programa no qual atua desde 2004. Desde 1995 Ricci pesquisa a história social da Amazônia, com ênfase para o processo de independência e Cabanagem.

George F. Cabral de Souza. Professor da Graduação e Pós-graduação em História da UFPE. Pesquisador do CNPq. Doutor em História pela Universidade de Salamanca. Mestre e Licenciado (1999) em História pela UFPE. Realizou estágio Pós-doutoral na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais-Paris com bolsa do convênio CAPES-COFECUB. Sócio efetivo do IAHGP. Sócio correspondente do IHGB. Acadêmico honorário da Academia Portuguesa da História. Realiza pesquisas e orienta mestrandos e doutorandos em temas de história colonial do Brasil, com foco no estudo das instituições e das elites. Autor, entre outros, dos livros Tratos e mofatras: o grupo mercantil do Recife colonial (c. 1654 – c. 1759), publicado em 2012, e Elites e exercício de poder no Brasil colonial: a Câmara Municipal do Recife (1710-1822), publicado em 2015, ambos pela Editora Universitária da UFPE.

João Pinto Furtado: Professor Titular do Departamento de História da FAFICH/UFMG. Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Sociologia pela mesma instituição. Doutorou-se em História Social pela Universidade de São Paulo. Atua na graduação e na pós-graduação em História da FAFICH/UFMG. Tem experiência nas áreas de História, Estudos Culturais e Sociologia, com ênfase mais recente em História da Cultura e História do Tempo Presente no Brasil Republicano. Dedica-se atualmente aos seguintes campos de investigação: História Cultural, Cultura Brasileira, Historiografia e Culturas Políticas. Coordena o projeto História e Linguagens, no âmbito do qual tem orientado trabalhos de doutoramento e mestrado, assim como de especialização, graduação e iniciação científica. Neste projeto, vem discutindo as relações entre práticas políticas e representações culturais no Brasil pós-1964. É autor do livro “O manto de Penélope”, lançado pela Companhia das Letras em 2002.


Anote aí:
Data: 15/04/2021
Horário: 9h
Link para acesso: https://youtu.be/uWeCqPgRPi0

Transmissão ao vivo pelo canal do Portal do Bicentenário no YouTube

Outras informações em nosso Instagram @portaldobicentenario, Facebook @portaldobicentenario e pelo email portaldobicentenario@gmail.com