Parceria CAPES e MEC libera Manuais ABC

30 de abril de 2021 / Comentários desativados em Parceria CAPES e MEC libera Manuais ABC

Destaques Menores Notícias CAPES

Os produtos, que reúnem parte do conteúdo do Curso ABC, são oferecidos gratuitamente no site do Ministério da Educação

Parte do conteúdo do Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) já pode ser acessado no site do Ministério da Educação (MEC), gratuitamente. Os Manuais ABC foram lançados na cerimônia virtual ‘ABC da Teoria à Prática’ que aconteceu nessa quarta-feira, 28, e reuniu autoridades brasileiras e portuguesas.

Dividido em dois produtos, ‘Alfabetização Baseada na Ciência: Manual do Curso ABC’ e ‘ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura’ o curso, elaborado pelas instituições portuguesas Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto apresenta informações teóricas sobre alfabetização, com embasamento científico, e traz programas de intervenção para realidade prática em sala de aula.

Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC e coordenador-geral do Curso ABC, considera os dois manuais “pilares da capacitação”. Ele explicou que, em função da COVID-19, a equipe quis apresentar aos professores estes “riquíssimos materiais, para mitigar os impactos da pandemia sobre a aprendizagem dos alunos da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental”.

 

Segundo Mauro Rabelo, secretário de Educação Básica do MEC, ao migrar para a modalidade EaD, o projeto ganhou um alcance inimaginável pela equipe que, inicialmente, havia pensado em trabalhar com multiplicadores. Carlos Lenuzza, diretor de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da CAPES, lembrou que a Universidade Aberta do Brasil (UAB) está dentro da Fundação e “hoje é uma das maiores universidades de educação a distância do mundo”.

Ainda durante a cerimônia, Victor Godoy, secretário-executivo do MEC, comemorou a oportunidade de, no Dia Mundial da Educação, lançar mais uma iniciativa no âmbito das políticas públicas de alfabetização das crianças.

Dados
O Curso ABC já tem 173 mil inscritos e está em segundo lugar no Ambiente Virtual do MEC (Avamec), com mais de três milhões de acessos. Carlos Nadalim lembrou que o sucesso da capacitação não é apenas quantitativo, mas, sobretudo, qualitativo. O secretário ressaltou o contentamento demonstrado pelos próprios cursistas na avaliação do primeiro módulo. Ali destacam-se os elogios à qualidade dos materiais, ao desenvolvimento dos temas, aos vídeos e aos conteúdos.

Curso ABC
Parte do Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores-Alfabetizadores, do Programa Tempo de Aprender, a formação oferece uma carga de 80 horas a professores-alfabetizadores e estudantes de licenciatura.

A capacitação é resultado da cooperação internacional entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf), a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

Confira a íntegra dos Manuais ABC.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)