PDPG – CAPES/COFEN – Aberta seleção de programas de mestrado em Enfermagem

24 de junho de 2021 / Comentários desativados em PDPG – CAPES/COFEN – Aberta seleção de programas de mestrado em Enfermagem

Destaques Menores Notícias CAPES

Edital prevê apoio para até 18 projetos em três eixos estratégicos: Sistematização da Assistência de Enfermagem, Gestão em Enfermagem e Tecnologia e Inovação em Enfermagem.

A CAPES divulgou o Edital nº 08/2021, referente ao Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – CAPES/COFEN Apoio a Programas de Pós-Graduação – modalidade Mestrado Profissional – Área de Enfermagem. As regras da seleção, realizada em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 16.

 

Conforme o documento, o Cofen investirá R$4,7 milhões para apoiar até 18 projetos com duração de 24 meses e prorrogáveis por mais seis. Os profissionais serão formados com base em três eixos estratégicos: Sistematização da Assistência de Enfermagem, Gestão em Enfermagem e Tecnologia e Inovação em Enfermagem. Neles serão executados dois tipos de projetos.

 

O primeiro, ‘Turma-Sede’, refere-se às turmas de mestrado profissional, oferecidas em programas de pós-graduação (PPGs) profissionais stricto sensu na área de Enfermagem, com nota igual ou superior a 3 ou conceito A, de acordo com a Avaliação Quadrienal de 2017 da CAPES.

 

O segundo, ‘Projeto de Cooperação entre Instituições’ (Turma PCI), tratará das propostas de turmas temporárias de mestrado profissional que serão conduzidas por uma instituição promotora com PPG stricto sensu nas dependências de uma instituição receptora. Esses deverão, preferencialmente, ser aplicados na região da Amazônia Legal e em estados onde não há cursos de mestrado profissional em enfermagem.

 

As propostas devem ser apresentadas, exclusivamente, pelo Sistema de Inscrição da CAPES (Sicapes), até o dia 30 de julho. A implementação dos projetos está prevista para acontecer a partir de novembro de 2021.

 

Programa

 

PDPG-CAPES/COFEN pretende diminuir as diferenças existentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), pela formação de pessoal de alto nível na área de Enfermagem. A qualificação desses profissionais para atuação no mercado de trabalho atenderá a demandas sociais, profissionais, técnicas e tecnológicas de instituições públicas e privadas.

 

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)