ALFABETIZAÇÃO Curso de produção textual prepara 65 mil professores

7 de julho de 2021 / Comentários desativados em ALFABETIZAÇÃO Curso de produção textual prepara 65 mil professores

Destaques Menores Notícias CAPES

Interessados ainda podem se inscrever pelo Ambiente Virtual do MEC (Avamec).

Com 65 mil professores inscritos, o curso on-line Práticas de Produção de texto, iniciativa da CAPES em parceria com a Secretaria de Alfabetização (Sealf), do MEC, estimula o preparo e a valorização de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Com 120 horas de duração, a formação já apresentou oito módulos, dos doze previstos.

 

Uma das participantes é Maria das Dores Gomes de Alcântara, professora na Escola Antônio Ângelo da Silva, localizada na zona rural do Ceará. Para ela, o curso proporciona uma melhor compreensão da interpretação textual e da escrita da língua portuguesa. “O curso Práticas de Produção de Texto é muito importante para o desenvolvimento intelectual e da escrita na formação humana. Desta forma, enriquecemos os conhecimentos da língua”, conta.

 

Outro depoimento vem de Marcos Henrique Larios Chiareli, professor de reforço escolar para alunos da pré-escola ao 9° do ensino fundamental em Planaltina (GO). Marcos conta que a ação é fundamental para à qualidade da educação brasileira: “Através das técnicas mostradas, posso ensinar aos meus alunos, de forma didática e coerente com a idade deles, como produzir bons textos”.

 

Interessados ainda podem se inscrever pelo Ambiente Virtual do MEC (Avamec). Ali terão acesso ao conteúdo já disponível e aos futuros módulos. Ao término do curso, haverá uma avaliação com questões de múltipla escolha e, então, será emitido um certificado de participação. A ação integra o Programa Tempo de Aprender que faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA).

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)