70 ANOS A CAPES e os bolsistas têm história juntos: conte a sua

21 de julho de 2021 / Comentários desativados em 70 ANOS A CAPES e os bolsistas têm história juntos: conte a sua

Destaques Menores Notícias CAPES

Fundação recebe vídeos gravados pelos próprios pesquisadores, com celular na posição horizontal e ambiente bem iluminado

O laboratório de neuroimagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pelo professor Eduardo Zimmer, concentra esforços no desenvolvimento de diagnóstico e tratamento contra a Doença de Alzheimer. A CAPES, conta o pesquisador, é parte importante nessa batalha.

 

“A CAPES teve um papel fundamental, não só na minha formação como pesquisador, mas também na consolidação e manutenção do meu laboratório de pesquisa que, hoje em dia, tem grande inserção internacional e tem contribuído com ciência de alta qualidade desenvolvida aqui, em território nacional”, afirma Zimmer.

 

O cientista fez esse relato em vídeo. Para celebrar seus 70 anos, a CAPES convida bolsistas, ex-bolsistas, professores, pesquisadores, reitores, pró-reitores, consultores, representantes de instituições parceiras nacionais e internacionais e alunos de licenciatura de programas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Residência Pedagógica e Universidade Aberta do Brasil (UAB) a contarem suas histórias junto à Fundação.

 

Os vídeos devem ser gravados pelos próprios participantes e ter até um minuto de duração. Podem ser feitos em celulares, desde que a imagem e o som tenham alta resolução e qualidade. A tela deve estar na posição horizontal e o ambiente bem iluminado, com o depoente em primeiro plano. É importante não gravar em espaços abertos, com muito movimento e barulho. O ideal é no seu local de trabalho, como o laboratório, o escritório, ou em casa, em área com livros ou plantas ao fundo, por exemplo.

 

Em seu vídeo, Alexandre Bahia, professor-associado do Departamento de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), reflete sobre o papel da ciência para o Brasil. “Fui bolsista da CAPES no meu mestrado, já participei de alguns editais de fomento, tenho e já tive orientandos que são bolsistas. Fomentar a pesquisa é a única forma que temos de sair do atraso, de criarmos novas oportunidades de emprego e de desenvolvermos este País”, afirma. “Como professor de Direito Constitucional, eu vejo a educação e a ciência como as grandes armas que nós temos e a CAPES vem contribuindo extremamente com essa história.”

 

Para participar da campanha, os interessados podem postar os vídeos em seus perfis nas redes sociais com as hashtags #MinhaHistóriaJuntoaCAPES e #CAPES70Anos. O material será compartilhado nas redes sociais da CAPES ou  enviado para a Coordenação de Comunicação Social, no e-mail comunicacao@capes.gov.br, acompanhado de autorização de uso. Após análise, o conteúdo será postado nas redes sociais da Fundação ao longo de 2021.

 

Comemore conosco! Participe!

 

 

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC)
(Brasília – Redação CCS/CAPES)