CAPACITAÇÃO Curso ABC libera módulos práticos

27 de julho de 2021 / Comentários desativados em CAPACITAÇÃO Curso ABC libera módulos práticos

Destaques Menores Notícias CAPES

Essa etapa apresenta atividades a serem aplicadas em sala de aula, para estimular a aprendizagem da leitura nos alunos

O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) lançou dois módulos do seu Manual ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura. O conteúdo foi elaborado pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL), do Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e traz duas sequências de atividades. Uma, chamada de ‘Programa de Promoção de Competências Pré-Leitoras’, para ser aplicada no último ano da educação infantil. A outra, voltada ao primeiro ano do ensino fundamental, é o ‘Programa de Promoção Precoce nas Competências de Leitura’.

 

Carlos Nadalim, coordenador-geral do Curso ABC e secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), destaca que o “principal objetivo dessas atividades é garantir, desde o início da aprendizagem infantil, o sucesso na aquisição da leitura e da escrita”. Ele explica que, para isso, “são promovidas, sobretudo, a consciência fonológica, com forte incidência sobre a consciência fonêmica, o princípio alfabético e o processo de decodificação”.

 

Cada módulo contém um vídeo com a fundamentação teórica e aplicação prática das atividades de intervenção do livro ABC na Prática, uma ficha com os objetivos e a descrição da atividade e, ainda, materiais de apoio disponíveis para impressão. Com o lançamento de mais esse importante recurso com parâmetros internacionais de qualidade, “reforçamos o nosso compromisso com a formação de nossos professores”, frisa Nadalim.

 

Capacitação

O Curso ABC é destinado a professores-alfabetizadores e estudantes de licenciatura. É a segunda capacitação mais acessada no Ambiente Virtual do MEC (Avamec), conta com mais de 4,7 milhões de visitas e já tem 199 mil inscritos. Os interessados ainda podem se cadastrar no próprio Avamec, onde as aulas são oferecidas, e terão acesso a todo o conteúdo disponível, incluindo esses novos módulos.

 

Parte do Programa Tempo de Aprender, a formação é resultado da cooperação internacional entre Brasil e Portugal, por meio da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

 

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)