TECNOLOGIA Maior produtora de grafeno da América Latina recebe apoio CAPES

9 de agosto de 2021 / Comentários desativados em TECNOLOGIA Maior produtora de grafeno da América Latina recebe apoio CAPES

Notícias CAPES

Com 775m² e totalmente automatizada, a UCSGraphene destaca-se como a primeira planta com escala de produção industrial implementada por uma universidade

No último dia 7 foi inaugurada a primeira produtora de grafeno da América Latina. Com escala industrial, a UCSGraphene é resultado da dedicação de professores e pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Há 15 anos a equipe atua na produção, aplicação e caracterização do material para oferecer soluções tecnológicas a diferentes setores da indústria.

 

Obtido a partir da reordenação das moléculas do carbono, o grafeno é o material mais leve e forte do mundo, sendo 200 vezes mais resistente que o aço. Quando combinado com outros materiais pode, inclusive, melhorar  características como rendimento, resistência e durabilidade.

 

Desde 2012, o Programa Pró-Defesa, da CAPES, apoia a instituição nas pesquisas relacionadas ao grafeno. O projeto de blindagem balística é uma delas. Danieli Dallé, bolsista da CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias (UCS) estuda o desenvolvimento de tecidos inteligentes com adição de nanopartículas desse material.

 

“Nós desenvolvemos um tecido de aramida e polietileno de alta densidade com adição de nanopartículas de grafeno para fins de proteção. O material é usado na fabricação de coletes e capacetes”, explica Danieli. Isso reduz o peso dos equipamentos e  aumenta a resistência impacto.

 

Ademir José Zattera, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharias de Processos e Tecnologias (UCS) fala sobre a importância do apoio da CAPES. “Para nós é muito importante esse apoio no sentido de consolidar essa tecnologia e trazer investimento”. Além de desenvolver produtos de alta tecnologia com matéria-prima nacional, a instituição forma profissionais qualificados para atuarem com grafeno.

 

Sobre a UCSGraphene

 

Com 775m² e totalmente automatizada, UCSGraphene, está vinculada ao Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (TecnoUCS). A unidade opera desde de março de 2020 com capacidade de produção de até 500 kg/ano. O projeto permite a ampliação da produtividade a até 5.000 kg/ano, habilitando o UCSGraphene a prestar serviços para os mercados nacional e internacional.

 

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)