OCUPAÇÕES: O ESCRITOR NA USP – Patrícia Portela (mediação: Carla Kinzo)

11 de outubro de 2021 / Comentários desativados em OCUPAÇÕES: O ESCRITOR NA USP – Patrícia Portela (mediação: Carla Kinzo)

Eventos Menores Notícias

OCUPAÇÕES: O ESCRITOR NA USP – Patrícia Portela (mediação: Carla Kinzo)

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Trata-se de uma série de encontros com autores contemporâneos e tem o objetivo de despertar o interesse dos alunos de graduação em Letras pela literatura, além de divulgar a produção literária de nomes importantes do cenário literário português e brasileiro atual.

A cada encontro, um escritor convidado participa de um bate-papo com mediação. Entre os temas abordados, a experiência como autor, a produção literária, o processo criativo, os desafios e aprendizados ao longo de suas trajetórias.

Numa iniciativa conjunta com a Editora Dublinense, o Projeto Ocupações: o escritor na USP recebe a escritora portuguesa Patrícia Portela, autora de Hífen, Dias Úteis e A Coleção Privada de Acácio Nobre para uma conversa. A mediação será da escritora e doutora Carla Kinzo.​​​​​​​

​​​​​​​Público-alvo – alunos de graduação, pós-graduandos, profissionais e pesquisadores que lidem com a formação de leitores e interessados em geral.

Escritora Convidada – Patrícia Portela nasceu em 1974. Autora de performances e obras literárias, vive entre Portugal e Bélgica. Estudou realização plástica do espectáculo (Lisboa), dramaturgia do espaço (Utrecht e Antuérpia), cinema (Ebeltoft) e filosofia (Leuven). Itinera com regularidade pela Europa e pelo mundo. Reconhecida nacional e internacionalmente pela peculiaridade da sua obra, recebeu vários prêmios (dos quais destaca o Prêmio Madalena Azeredo de Perdigão/F.C.G. para Flatland I e o Prêmio Teatro na Década para Wasteband). Autora de vários romances e novelas, como Para cima e não para Norte, Banquete (finalista do Grande Prêmio de Romance e novela APE), A coleção privada de Acácio Nobre e Dias úteis (considerado pelas revistas Sábado e Visão um dos melhores livros do ano). Participou no 46º International Writers Program em Iowa City em 2013 e foi a primeira Outreach Fellow da Universidade de Iowa City. Foi uma das cinco finalistas do Prêmio Media Art Sonae 2015 com a sua instalação Parasomnia, com a qual continua a circular pelo mundo, e foi a primeira bolsista literária em Berlim da Embaixada Portuguesa na Alemanha em 2016. É cronista e ilustradora do Jornal de Letras desde 2017.

Onde acessar: Canal uspfflch (youtube).
Inscrições: e.usp.br/imk

​​​​​​​​​​​​​​Organizadoras responsáveis:
Penélope E. A. Salles (mestra do programa de ECLLP)
Carla Kinzo (escritora e doutora do programa de ECLLP)

Coordenação geral:
Profa. Doutora Fabiana Carelli (ECLLP/DLCV)

Parceria:
Editora Dublinense

Observações:
Vagas: 150
Haverá emissão de certificados aos ouvintes ​​​​​​​​​​​
Carga horária: 2 horas