Cinema com Professores de volta ao Portal do Bicentenário

2 de dezembro de 2021 / Comentários desativados em Cinema com Professores de volta ao Portal do Bicentenário

Eventos

Filme tema do encontro de sexta-feira e “Nise, o coração da loucura”

O Portal do Bicentenário realiza, no dia 03 de dezembro, às 19h, em seu canal no YoutTube, a roda de conversa “Cinema com professores” com o professor Léo Prado e a professora Vera Haas. Neste segundo encontro pela plataforma eles debaterão, numa perspectiva voltada para a formação de leitores críticos, o filme “Nise, o coração da loucura” (2016), do diretor Roberto Berline, na perspectiva dos 200 anos de Independência.

O longa aborda o trabalho da psiquiatra Nise da Silveira: ela lutou contra o tratamento brutal a que eram submetidos os pacientes no Centro Psiquiátrico Pedro II. O diretor retrata o período do trabalho de Nise que ficou conhecido pelo grande público e que envolvia o tratamento de internos do manicômio de Engenho de Dentro a partir das artes visuais, particularmente da pintura.
Ao comemorar a independência de uma nação, refletir sobre o preconceito vencido por mulheres que adentraram áreas do conhecimento dominadas por homens, como a medicina, e sobre o mal resolvido conceito de “normalidade” indica um avanço e, simultaneamente, independências ainda em processo de conquista. Os professores também darão dicas de como abordar, de maneira didática, o filme em sala de aula.
Haverá emissão de certificado e o evento é acessível em Libras.

Não perca!

Conheça nossos anfitriões

Léo Prado – Professor com doutorado em Letras. Atua nas redes de ensino público e privado no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e região.

Professora Vera Haas – Doutora e mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É colunista colaborativa no periódico “Histori-se”.


Anote aí:
Live: Roda de conversa “Cinema com professores” – filme “Nise, o coração da loucura
Data: 03/12/2021
Horário: Das 19h às 20h30 (horário de Brasília)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=33EZlyevyMo

Transmissão ao vivo pelo canal do Portal do Bicentenário no YouTube. Acesse também o site Portal do Bicentenário.